Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Espetacularização, Teatralidade e Sociedade

Espetacularização, Teatralidade e Sociedade

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Kosovski
Departamento de Direção Teatral

 

Tomando-se a teatralidade como paradigma de nosso Projeto, partimos da perspectiva de que nesta esfera resida uma grande riqueza, variedade e densidade de material expressivo. Tomemos como referência, o estatuto do teatro como manifestação mais visível de uma teatralidade pura: serve-se tanto da palavra, quanto de sistemas não-linguísticos de significação. Utiliza signos auditivos e visuais e inscreve os sistemas de signos destinados à comunicação cotidiana entre as pessoas. Vale-se de signos tomados em todas as partes: na natureza, na vida social, nas diversas ocupações humanas. Praticamente não há sistema de significação que não possa ser empregado no campo do teatro. É a possibilidade de espelhar, recriar, ressignificar. A teatralidade, percebida como tal, estabelece um contexto de posturas críticas, relevantes para a sociedade.

Nossos objetivos partem de três questões que fundamentam o Projeto:

1- Seria a teatralidade uma base matricial de certos processos sócio comunicacionais? E considerando-se esta base matricial como espaço de reflexão, poder-se-ia estabelecer deste conceito de teatralidade um campo de especificidade perceptiva de determinados eventos, possibilitando-se desta maneira a criação de novos olhares produzidos a partir deste modo singular de leitura, apreensão e relação com o real?

2- Seria a teatralidade um campo de manifestação de variadas formas de espetáculos da vida sócio-político-comunicacional?

3 – Teria o ator de teatro uma possibilidade de fundamentação do trabalho de construção de personagem, a partir de uma estética baseada em estudos da teatralidade ?

Partindo destes pressupostos, criamos rotas que visam estabelecer novas percepções, como suportes auxiliares, apontando para reflexões que ponderam questionamentos em direção a um relacionamento mais profícuo do indivíduo com a contemporaneidade, assim como conjecturas e resultante da prática teatral a partir de uma visão que explora o viés da teatralidade, tanto na vida quanto na cena teatral.

Pretendemos desta maneira, apresentar um exame que ofereça sentidos para melhores relacionamentos qualitativos com a contemporaneidade e, sobretudo, com o fazer teatral. Intentamos uma pesquisa que estabeleça diálogos comparados interdisciplinares, procurando articular os variados campos conceituais levantados, a partir das esferas da Teatralidade, do Espetáculo e da Prática Teatral.