Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Está à venda o Jardim das Cerejeiras

Está à venda o Jardim das Cerejeiras

Coordenação: Profa. Dra. Larissa Cardoso Feres Elias (UFRJ)

Integrantes: Sabrina Paraíso Pessoa (UFRJ), Ana Luiza da Cunha Oliveira (UFRJ), Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO - Departamento de Teoria do Teatro), Samuel Sampaio Abrantes, Andréa Renck Reis, Eric Miranda Fuly Firmino, Luna Inoue Descaves, Lenes Alves de Carvalho.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

"Está à venda o jardim das cerejeiras" é um percurso de retomada de "O jardim das cerejeiras" (1904) do dramaturgo e contista russo Anton Tchekhov (1860-1904). A proposta deste projeto é criar novas camadas dramatúrgicas para este texto, aproveitando um certo caráter centrípeto de sua estrutura, no intuito de tematizar relações entre memória, arte, economia e política na Rússia do final do século XIX, e no Brasil e na Rússia de hoje. Esta nova escritura cênica se organizará a partir do cruzamento entre "O jardim das cerejeiras” e outros materiais textuais, pictóricos e fílmicos. Como eixos principais deste projeto figuram o poema "Branca de Neve despede-se dos sete anões", de Leopoldo María Panero, o desenho animado "Branca de Neve", de Walt Disney, o documentário "Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital", de Alexander Kluge, as festas retratadas pelo pintor de Antoine Watteau, o filme de teatro "La cerisaie" de Peter Brook, e outras obras de Tchekhov, particularmente os contos "Na ravina" e "No mar de Criméia". Este projeto de montagem é uma produção artística do Laboratório de Processos do Ator (LABATOR) da Escola de Belas Artes/EBA, da UFRJ, em parceria com a professora e pesquisadora Vanessa Teixeira de Oliveira, da UNIRIO, e com Os Cênicos Cia. de Teatro. "Está à venda o jardim das cerejeiras" foi contemplado, no ano de 2013, pelo Programa Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ.