Tatiana Motta-Lima
Chefe do Departamento de Interpretação
Lotação: Departamento de Interpretação
Cursos em que leciona:
• Bacharelado em Atuação Cênica
• Licenciatura em Ensino do Teatro
• Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Disciplinas que leciona na graduação:
• Atuação Cênica IV
• Interpretação IV
Projeto de pesquisa:
• Ator: presença e vacância
• Grotowski pós-teatral: parateatro, objective drama, teatro das fontes e arte como veículo
Projetos de extensão:
• Núcleo de Pesquisa do Ator
Tatiana Motta-Lima é professora adjunta do Departamento de Interpretação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO, orientando mestrados e doutorados. É também professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da UNICAMP e no Teatro-Escola Célia Helena.
Seus principais temas de trabalho são o percurso e as investigações artísticas de Grotowski e do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, por um lado e, por outro, o trabalho criativo e a formação do ator/atriz. Da pesquisa sobre esses temas, resultaram um livro - Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski -, pela Ed. Perspectiva (2012), diversos artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras, além de palestras realizadas no Brasil, na Itália e na França.
Tatiana ministra ainda seminários práticos e oficinas de formação para atores e atrizes fora do âmbito da Universidade onde leciona. Ela coordenou, por 14 anos, o projeto de extensão permanente - Núcleo de Pesquisa do Ator -que organizou eventos e oficinas e, em 2009, produziu o Seminário Internacional Grotowski 2009. É atriz e diretora de teatro bissexta.
Artigos on line:
• Beckett. Pedagogo do ator: práticas de esgotamento
• Experimentar a memória, ou experimentar-se na memória: apontamentos sobre a noção de memória no percurso artístico de Jerzy Grotowski
• Conter o incontível: apontamentos sobre os conceitos de 'estrutura' e 'espontaneidade' em Grotowski
• A noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões
• Atenção, porosidade e vetorização: Por onde anda o ator contemporâneo?
• Apresentação: Para Reler Grotowski
• "Cantem, pode acontecer alguma coisa”: em torno dos cantos e do cantar nas investigações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards
• Considerações sobre The Action
• A Arte como veículo