Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / docentes / Tatiana Motta-Lima

Tatiana Motta-Lima

docente_tatiana_motta

Chefe do Departamento de Interpretação

Lotação: Departamento de Interpretação

Cursos em que leciona: 
• Bacharelado em Atuação Cênica
 Licenciatura em Ensino do Teatro
 Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) 

Disciplinas que leciona na graduação
• Atuação Cênica IV 
• Interpretação IV

Projeto de pesquisa:
• Ator: presença e vacância
• Grotowski pós-teatral: parateatro, objective drama, teatro das fontes e arte como veículo

Projetos de extensão:
• Núcleo de Pesquisa do Ator

 

Currículo Lattes  •  

 

Tatiana Motta-Lima é professora adjunta do Departamento de Interpretação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO, orientando mestrados e doutorados. É também professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da UNICAMP e no Teatro-Escola Célia Helena.

Seus principais temas de trabalho são o percurso e as investigações artísticas de Grotowski e do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, por um lado e, por outro, o trabalho criativo e a formação do ator/atriz. Da pesquisa sobre esses temas, resultaram um livro - Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski -, pela Ed. Perspectiva (2012), diversos artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras, além de palestras realizadas no Brasil, na Itália e na França.

Tatiana ministra ainda seminários práticos e oficinas de formação para atores e atrizes fora do âmbito da Universidade onde leciona. Ela coordenou, por 14 anos, o projeto de extensão permanente - Núcleo de Pesquisa do Ator -que organizou eventos e oficinas e, em 2009, produziu o Seminário Internacional Grotowski 2009. É atriz e diretora de teatro bissexta. 

 

Artigos on line: 

Beckett. Pedagogo do ator: práticas de esgotamento
Experimentar a memória, ou experimentar-se na memória: apontamentos sobre a noção de memória no percurso artístico de Jerzy Grotowski 
Conter o incontível: apontamentos sobre os conceitos de 'estrutura' e 'espontaneidade' em Grotowski
A noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões
Atenção, porosidade e vetorização: Por onde anda o ator contemporâneo?
Apresentação: Para Reler Grotowski
"Cantem, pode acontecer alguma coisa”: em torno dos cantos e do cantar nas investigações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards
Considerações sobre The Action
A Arte como veículo