Adriana Bonfatti
Lotação: Departamento de Interpretação
Cursos em que leciona:
• Bacharelado em Atuação Cênica
• Bacharelado em Cenografia e Indumentária
• Bacharelado em Direção Teatral
• Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro
• Licenciatura em Ensino do Teatro
Disciplinas que leciona na graduação:
• Movimento e Percepção
• Movimento e Análise
• Balé
• Dança moderna e Contemporânea
Projeto de pesquisa:
• Corpo em movimento - atravessamentos entre a sala de aula, a sala de ensaio e o espaço cênico no contexto da preparação corporal, direção de movimento e composição
• Grupo de Pesquisa Artes do Movimento (UNIRIO/CNPq)
• Estudos do Corpo Cênico: Agentes, Análise, Criação
Projetos de extensão:
• Oficina de Teatro Circulando - Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais
Adriana Bonfatti possui graduação em Educação Artística, Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (1997); Mestrado (2011) e doutorado (2022) em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO .
Analista Laban de Movimento (CMA) pelo "Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies" em parceria com a "New York University" (2008). Membro do Centro Laban-Rio. Professora convidada da Faculdade Angel Vianna no curso de Pós-graduação em "Sistema Laban-Bartenieff" (desde 2010).
Professora do Departamento de Interpretação do curso de "Atuação Cênica" da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Integra o Grupo de Pesquisa Artes do Movimento (UNIRIO/CNPq). Vice-coordenadora do Projeto de Extensão "Oficina de Teatro Circulando - Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais” (UNIRIO)
Professora do Programa de Pós-Graduação do Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC) da UNIRIO na linha de pesquisa "Processos Cênicos em Educação"
Coordenadora do "Laboratório Artes do Movimento" (LABAM)
Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Corpo em movimento - atravessamentos entre a sala de aula, a sala de ensaio e o espaço cênico no contexto da preparação corporal, direção de movimento e composição". Participa como professora colaboradora do Projeto de Pesquisa "Estudos do Corpo Cênico: Agentes, Análise, Criação" coordenado pela Prof. Joana Tavares
Como atriz/bailarina participou de mais de 50 espetáculos no Brasil e no exterior (destaque para experiência de mais de 25 anos na companhia de teatro-dança contemporânea “Regina Miranda e Atores Bailarinos” - onde atuou em inúmeros projetos artísticos, educacionais e sociais). Trabalha como preparadora corporal, diretora de movimento e assistente de direção de espetáculos de teatro e dança. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Laban/Bartenieff de Análise de Movimento, formação do ator, dança contemporânea, preparação corporal do ator, direção de movimento e assistência de direção.