Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Caio Riscado

Caio Riscado

 

Lotação: Departamento de Direção Teatral

Vínculo: Professor Substituto

 

Cursos em que leciona:
• Bacharelado em Direção Teatral

Disciplinas que leciona na graduação
Fundamentos e Processos da Encenação Teatral
• Laboratório II

 

Projeto de pesquisa:

O inespecífico, o impróprio e as práticas de não pertencimento nas artes da cena - Projeto de pesquisa sobre o inespecífico, o impróprio e as práticas de não pertencimento em escritas e inscrições das artes da cena e da literatura brasileiras. O projeto utiliza como ponto de partida o conceito de inespecificidade na arte contemporânea, observado pela pesquisadora argentina Florencia Garramuño, para pensar a apropriação e a utilização de recursos, ferramentas, dispositivos e materialidades, tradicionalmente, extrínsecos aos campos artísticos que observa. As análises de criações que borram fronteiras artísticas objetivam localizar a inespecificidade como modo de produção recorrente na estruturação, formalização e compartilhamento dos relatos cênicos e literários. O projeto se desenvolve, ainda, no estudo da autobiografia, da autoficção ou da escrita de si como modalidades sintomáticas da produção inespecífica em campo expandido, principalmente, quando em relação com os marcadores sociais.

 

Currículo Lattes  •  

 

Caio Riscado é professor de teatro, diretor teatral e artístico, artista pesquisador e performer.

Atualmente, é Professor Substituto do Curso de Direção Teatral do Centro de Letras e Artes da UNIRIO e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ, com pesquisa de pós-doutorado em desenvolvimento.

É bacharel em Direção Teatral pela Escola de Comunicação da UFRJ, mestre e doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO.

Desde 2010, é membro fundador de MIÚDA, núcleo de pesquisa continuada em artes, situado no Rio de Janeiro, por onde investiga variações metodológicas e operacionais do conceito de dramaturgia cênica.

É autor dos livros: UMA BICHA (2018, editora Pipoca Press), Com as costas cheias de futuro (2020, Editora Urutau), Sozinha Cheia de Poodles (2021, Editora Urutau) e Cair Até Inventar Onda (2023, FAPERJ; NUMA).

Tem artigos publicados em periódicos destinados aos estudos culturais e artísticos, capítulos de livros, catálogos de exposições e mostras.

Desde o doutorado até o momento atual, suas pesquisas e práticas de criação são desenvolvidas entre os campos dos saberes subalternos e das artes expandidas, com destaque para o estudo e a reflexão de temas como: gênero, sexualidade e identidade.