Construção de um software protótipo de interface entre estoques e almoxarifados para unidades móveis de saúde.
Produtos do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Engenharia e saúde: construção de um software protótipo de interface entre estoques e almoxarifados para unidades móveis de saúde".
Produto 1: Protótipo SaiD (software)
Objetivo: Discorrer e apresentar a investigação de software voltado para linhas de produtos, destacando-se pela sua aplicação tecnológica direcionada a produtos e inventários herméticos.
Tipologia/Estratificação da produção técnica: Produção tecnológica, que se insere no eixo do produto do tipo 06 aplicativo (programa de computador), classificada como estrato T1.
Método: Desenvolvido como um framework metodológico integrou variadas atividades de suporte como trajetória para um processo de construção do software estruturado de modo predominantemente comunicacional.
Resultados: O produto desenvolvido tem a capacidade de gerenciar insumos e orientar tripulantes em unidades móveis de saúde em situação de atendimento a pacientes, minimizando riscos de mortes.
Conclusão: O produto de ampla aplicabilidade com alto nível de replicação e adaptabilidade aos usos e propósitos da Saúde.
Palavras-Chave: Administração de Materiais no Hospital, Análise Numérica Assistida por Computador/Software, Unidades Móveis de Urgência e Emergência, Engenharia de Produção.
Produto 2 - Vídeo Educativo – Alfabeto Internacional do Código Morse (Origem do Código de Barras)
Objetivo: Produzir narrativa audiovisual para agilizar o entendimento sobre a origem da tecnologia como recurso que dialoga com o estado da arte da automação atual em prol da dinâmica de estoques.
Tipologia/Estratificação da produção técnica: Produção tecnológica, que se insere no eixo do produto do tipo 02 material didático, desenvolvimento de material didático contando a origem do Código Internacional Morse, seguido pelo tipo 13 Produto de Comunicação, classificada como estrato T1.
Método: Estudo construído tendo como base orientadora o entendimento do Alfabeto Internacional do Código Morse (Origem do Código de Barras).
Resultados: A constatação da evolução e presença visível da automação que vem a ser um processo irreversível e fundamental para as sociedades modernas.
Conclusão: Um recurso instrutivo e educacional sobre um elemento tecnológico inserido na vida cotidiana, que tende a interferir crescentemente na logística de suprimentos.
Palavras-chave: Código Morse; Código de Barras; Alfabeto Alfanumérico.
Vídeo Educativo – Alfabeto Internacional do Código Morse (Origem do Código de Barras)
Apresentação do protótipo SaiD (software)
Autor(a): Carlos Luiz Dias
Orientador(a): Daniel Aragão Machado
Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14419