PREVENIR - Principais tensões psicológicas - O que saber para cuidar e não adoecer
Objetivo: O produto destina-se aos profissionais que, no cuidar, lidam diariamente com as tensões psicológicas presentes na prática assistencial. A cartilha contém informações importantes para se evitar ações iatrogênicas e a síndrome de burnout, além de orientar o profissional frente aos desafios inerentes à tarefa assistencial.
Método: Qualitativo, descritivo, desenvolvido no Instituto de Dermatologia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Trata-se de um curso de capacitação profissional que se desenvolve através de ações teóricas e práticas com o objetivo de habilitar os profissionais de saúde a identificar as tensões psicológicas que emergem no encontro profissional-paciente e agir terapeuticamente no sentido de evitar ações iatropatogênicas e o adoecimento do profissional.
Resultados: A pesquisa resultou em um programa permanente de capacitação profissional voltado para a preservação, desenvolvimento e recuperação da competência psicológica para o exercício da atividade assistencial, prevenção da iatropatogenia e da síndrome de burnout.
Conclusão e aplicabilidade: O programa permanente de capacitação profissional já está sendo aplicado no Instituto de Dermatologia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Autor(a): Decio Tenenbaum
Orientador(a): Nébia Maria Almeida de Figueiredo