Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / [P] Projetos de Pesquisa / Projetos de Pesquisa | Linha 2

Projetos de Pesquisa | Linha 2

por PPGB — publicado 02/06/2023 14h45, última modificação 16/12/2024 10h54

Cabeçalho_PPGB

Conexão Projetos de Pesquisa | Linha 2

Comunicação Científica, Ciência Aberta e Estudos Métricos

 

Estudos sobre a produção científica brasileira: contribuições para a Biblioteconomia

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Bruna Silva do Nascimento

Descrição: O projeto propõe mapear a produção científica brasileira, nos diferentes campos do conhecimento, indexada em bases de dados (inter)nacionais, para mensurar os incentivos, as parcerias e os atores que constroem a ciência nacional, produzindo um retrato atual de como o capital simbólico e o capital político se articulam e se influenciam. Apresenta os estudos métricos da informação como princípio e metodologia não só para esse tipo de mapeamento, mas também para explorar cenários profissionais no que concerne à mensuração da ciência em geral, à identificação dos fluxos informacionais e da dispersão do conhecimento, possibilitando ainda sua aplicação a estudos de usos e usuários e ao desenvolvimento de coleções.

 

Recomendação em sistemas de informação em saúde: a encontrabilidade da informação no auxílio à emissão de diagnósticos

Professor coordenador: Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira

Descrição: O presente projeto estuda como os sistemas de recomendação podem afetar a recuperação da informação em sistemas de informação em saúde. Procura avaliar a aplicabilidade dos sistemas de recomendação no processo da encontrabilidade da informação. Analisa a experiência do usuário com o intuito de promover melhorias no desenvolvimento de algoritmos estruturados, possibilitando desta forma um acesso e efetivo uso da informação.

 

Uso dos Princípios FAIR e modelos semânticos para a interconexão de dados de pesquisa

Professor coordenador: Prof. Dr. Cláudio José Silva Ribeiro

Descrição: Tanto para conjuntos de dados estruturados quanto para os não estruturados, existe quantidade crescente de conteúdo digital disponível na Web, embora haja ainda muitos conjuntos de dados que são legíveis e compreensíveis apenas por humanos. A possibilidade de agenciar computadores para organizar, publicar e compartilhar o conhecimento contido neste conteúdo está associada à ampliação da capacidade de tratamento da semântica por mecanismos automatizados. Tomando por base o contexto do compartilhamento de dados nos esforços do acesso aberto à produção em ciência e tecnologia, este projeto investiga e implementa o compartilhamento de dados usando os princípios FAIR. Combinando métodos e abordagens epistemológicas, reúne os registros de metadados e o conteúdo de bancos de dados para torná-los compatíveis com os princípios FAIR. Explora o uso de ferramentas para processar conjuntos de dados e identificar possíveis unidades semânticas, além de padrões e convergências. Propõe um diagnóstico e aponta para a validação e o método para aplicação em processos de transformação.

 

Perfil do PPGB nos seus primeiros 10 anos: produção acadêmica, docentes, discentes e egressos

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria de Nazaré Freitas Pereira

Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende mapear a produção científica e as atividades acadêmicas do corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) ao longo dos seus primeiros dez anos: de 2012 a 2022. O objetivo da pesquisa consiste em produzir indicadores que subsidiem o planejamento do curso de doutorado profissional em Biblioteconomia a ser proposto pelo PPGB à Capes até o fim do quadriênio 2021-2024. Com abordagem descritiva e quantitativa, o estudo fara uso da análise documental e estatística, buscando sistematizar e organizar os dados reunidos para sua ampla divulgação.

Neste sentido, adota os estudos métricos como princípio e metodologia para explorar os diferentes cenários acadêmicos e fluxos informacionais observados, na perspectiva da interação de humanos e não-humanos proporcionada pela teoria ator-rede.

 

Livros acadêmicos em acesso aberto: infraestrutura digital e práticas inovadoras de ensino e pesquisa

Professor coordenador: Prof.ª Dr.ª Nanci Elizabeth Oddone

Descrição: Desde as últimas décadas do século XX mudanças significativas nos processos tradicionais de produção, circulação e consumo de informações, conhecimento e entretenimento chegaram ao cotidiano de todos os cidadãos, dos mais jovens aos mais idosos. Desde então, embora disruptiva, a cultura digital, com seus produtos e suas ferramentas, rapidamente se consolidou como padrão preferencial para a comunicação e o trabalho em todos os setores, inclusive na ciência e na educação. No entanto, a atividade científica e as práticas de ensino e aprendizagem, fortemente vinculadas à cultura impressa, ainda resistem a adotar a inovação editorial representada pelos livros digitais e aparelhos eletrônicos de leitura. A partir de 2012, com a criação da Scielo Livros, a entrada do Kindle e da Amazon no Brasil e o lançamento da OAPEN Library na Europa, observou-se uma ampliação na oferta de obras em formato digital, dando lugar a uma progressiva mudança nos hábitos culturais e educacionais. O sucesso dessa estratégia depende não apenas da infraestrutura digital de circulação e acesso aos produtos digitais, mas da garantia de sua qualidade e do estímulo a práticas inovadoras de ensino e pesquisa que incorporem os livros digitais em acesso aberto como recursos educacionais em igualdade de condições em relação às obras impressas tradicionais. Nesse contexto, a presente pesquisa busca responder à questão: que contribuição os livros acadêmicos em acesso aberto têm oferecido às práticas de ensino e pesquisa em Biblioteconomia, sobretudo após o fechamento das bibliotecas universitárias e a adesão ao ensino remoto durante a pandemia? A estratégia metodológica envolve o emprego de técnicas documentais de coleta de dados para identificar e mapear a infraestrutura pública e privada que disponibiliza livros acadêmicos em acesso aberto para o ensino e a pesquisa e para verificar se os mesmos estão sendo indicados aos estudantes através da bibliografia básica das disciplinas da graduação. Em paralelo, visando incorporar uma perspectiva qualitativa, pretende-se elaborar questionário virtual para avaliar o comportamento dos docentes nesse contexto e sua postura sobre as tendências atuais em termos de material bibliográfico para o ensino. Os discentes também serão ouvidos, buscando avaliar sua reação ao novo padrão de aprendizagem e sua satisfação com os recursos informacionais abertos.

 

A via verde no Brasil: principais tendências dos repositórios institucionais

Professor coordenador: Prof.ª Dr.ª Simone da Rocha Weitzel

Descrição: O objetivo principal do presente estudo é mapear os repositórios institucionais brasileiros a fim de construir o perfil da via verde no país traçando uma correspondência com o momento atual do Movimento de Acesso Aberto no mundo. Para isso serão efetuadas as seguintes etapas: caracterização da via verde e suas tendências no Brasil e no mundo por meio de revisão de literatura; Identificação dos repositórios institucionais brasileiros em diretórios (inter)nacionais; levantamento dos dados referentes às coleções, tipo de financiamento, política adotada, posicionamento no ranking mundial de repositórios e se os títulos de artigos de periódicos depositados nos repositórios estão indexados no Web of Knowledge por meio da pesquisa documental e questionários; traçar correspondências entre o perfil dos repositórios institucionais brasileiros e a via verde no mundo. Os dados desse mapeamento poderão ser úteis para estabelecer políticas públicas evidenciando o nível de participação do país em relação ao Movimento do Acesso Aberto bem como traçar correspondências com questões sobre a comunicação e produção cientifica em especial aquelas relativas à visibilidade, impacto, e, sobretudo, sua influência no Sistema da Ciência Mundial por meio das variáveis estabelecidas nesse estudo.

______________________________________________________________ 

UNIRIO    CAPES    CNPq    FAPERJ    Logo

PPGB | Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia

2025 © PPGB Desenvolvido com Plone por Renato Mauro

Encontrou algum erro no site? Nos ajude a corrigir. Clique aqui.