Projetos de Pesquisa | Linha 1
Projetos de Pesquisa | Linha 1
Organização do Conhecimento, Tratamento da Informação e Práticas Infocomunicacionais
◎ Letramento informacional e midiático em espaços informacionais
Professor coordenador: Prof. Dr. Alberto Calil Elias Junior
Descrição: A pesquisa tem por objetivo principal investigar as práticas infocomunicacionais em bibliotecas e demais espaços de informação a partir das relações das mesmas com as crises contemporâneas, tais como a crise climática e a crise econômica. Entende as referidas crises como facetas constitutivas do capitalismo. Propõe analisar os ordenamentos produzidos a respeito das crises contemporâneas do capitalismo pelas práticas infocomunicacionais e pelas ações de competência em informação promovidas por bibliotecas e demais espaços de informação em seus territórios, bem como seus efeitos para as populações.
◎ A representação de assunto entre o contexto analógico e o digital: perspectivas teórico-práticas dos processos, produtos e instrumentos
Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Brisa Pozzi de Sousa
Descrição: Sistematizar a cientificidade da representação de assunto entre o contexto analógico e o digital é a proposta desse projeto de pesquisa. O pressuposto orientador centra na ampliação de investigações teórico-praticas sobre o referido tema e circunscreve um viés epistemológico e conceitual por meio da via exploratória. Pela lente da modelagem conceitual, através do Library Reference Model (LRM), criado pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), busca-se aliar a questão estratégica evidenciada pelos formatos de metadados, tanto com fundamento na Biblioteconomia quanto na Documentação. Com as discussões resultantes almeja-se difundir a cientificidade da representação de assunto, tanto ao nível de graduação (através da iniciação científica), quanto da pós-graduação (pelo mestrado profissional), aproximando o ensino, a pesquisa e a extensão em Biblioteconomia.
◎ A incorporação das inovações tecnológicas e das evoluções conceituais nas disciplinas de catalogação
Professor coordenador: Prof. Dr. Marcos Leandro Freitas Hübner
Descrição: O presente projeto visa analisar a inserção das evoluções conceituais e inovações tecnológicas da Ciência da Informação no ensino de Catalogação junto às escolas de Biblioteconomia brasileiras. Parte-se da hipótese de que o ensino de Catalogação é perpassado por dificuldades que se relacionam, principalmente, à incorporação, no fazer cotidiano das salas de aula, dos avanços tecnológicos, tais como os novos formatos, padrões e funções, e de que há uma defasagem dos Projetos Pedagógicos de Curso e dos Planos de Ensino dessas disciplinas em relação à evolução teórico/conceitual da área. Com a pesquisa, almeja-se contribuir para a ampliação do conhecimento e da compreensão sobre o cenário atual do ensino de Catalogação no Brasil, bem como fornecer subsídios para o desenvolvimento de novas pesquisas na área. A estratégia metodológica envolvera técnicas documentais numa perspectiva descritiva e qualitativa.
◎ Estudos culturais e científicos em Organização do Conhecimento na perspectiva do CRG
Professor coordenador: Prof. Dr. Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda
Descrição: Investigam-se as contribuições do British Classification Research Group (CRG), através de seus autores fundacionais e de sua relevância para os estudos científicos e culturais da Organização do Conhecimento, visando estabelecer pontos de interlocução entre os atores envolvidos, a construção de sistemas e seus reflexos na representação do conhecimento e na recuperação da informação na sociedade contemporânea.
Objetiva-se ainda, mais especificamente, realizar um levantamento da biobibliografia daqueles autores e dos textos que caracterizam as influências das contribuições do CRG para os sistemas de organização do conhecimento no âmbito das Ciências Naturais, Exatas, Sociais, Humanas e Aplicadas. A pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa. As principais técnicas a serem adotadas para alcançar os objetivos são a sistematização teórico-metodológica da Organização do Conhecimento, a análise de domínio, a análise de conteúdo, os estudos métricos e a cartografia temática. Destaca-se a significativa importância do CRG para o ensino e a pesquisa no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação a partir da segunda metade do século XX.
◎ Mediação da leitura em ambientes que fomentam a cultura letrada
Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Patrícia Vargas Alencar
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar em que medida as práticas de leitura em bibliotecas são determinadas pelo discurso científico. Para tanto, investiga as considerações sobre o termo “mediação” com vistas a trazer contornos mais robustos para o seu desenho no campo epistemológico da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Focaliza a conceituação do termo “mediação da leitura literária” no universo de suas práticas em ambientes em que são desenvolvidas ações intencionais de formação de leitores. Tendo a mediação da leitura como objeto epistemológico, visa apresentar o estado da arte sobre o conceito ao propor estudo bibliométrico em bases bibliográficas da área. Para analisar qualitativamente as definições relacionadas à expressão estudada, adota a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso de vertente francesa, considerando que é preciso sair da materialidade linguística para compreender o discurso e recorrer à sua exterioridade, na qual coexistem a perspectiva histórica e ideológica. Busca evidenciar que os discursos científicos que definem a mediação da leitura literária refletem o lugar histórico do fazer bibliotecário e podem determinar o modus operandi do bibliotecário mediador na formação do leitor.
◎ Observatório de teorias críticas em OC: apropriação e uso de teorias, conceitos, métodos e ferramentas
Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Tatiana de Almeida
Descrição: A partir das aproximações teórico-metodológicas da Organização do Conhecimento, o estudo tem como objetivo a identificação e análise do processo de desenvolvimento de produtos, metodologias e teorias tendo como foco a abordagem crítica da informação e a aplicação dos métodos de Organização do Conhecimento nessas atividades. Reconhecendo a centralidade do domínio da Organização do Conhecimento na Biblioteconomia, parte-se de uma prática metametodológica, com foco na descrição, na classificação e na indexação de fontes de teorias, de métodos, de conceitos e de ferramentas orientadas para a justiça social e os direitos humanos pelas vias da apresentabilidade e da representatividade dos saberes. A fundamentação teórica está estruturada nas condicionantes epistemológico-históricas, de fundo crítico, dos discursos em organização e representação do conhecimento, com foco para os trabalhos de Emanuele Tesauro, Hope Olson e Antonio García Gutierrez, especificamente, uma teoria barroca, uma teoria feminista e uma teoria materialista histórica do domínio. Como resultados, o projeto pretende compor dados para um observatório internacional das teorias críticas em Organização do Conhecimento, com vistas à visibilidade e à produção discursiva a partir destes dados, conjugando um olhar crítico-analítico sobre a produção e comunicação científica no domínio, bem como outro olhar, com foco na popularização científica, através de um portal online, de tais abordagens.
______________________________________________________________
PPGB | Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia
2025 © PPGB Desenvolvido com Plone por Renato Mauro
Encontrou algum erro no site? Nos ajude a corrigir. Clique aqui.