Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / [P] Projetos de Pesquisa / Projetos de Pesquisa | Linha 3

Projetos de Pesquisa | Linha 3

por PPGB — publicado 12/06/2023 13h35, última modificação 16/12/2024 10h55

Cabeçalho_PPGB

Conexão Projetos de Pesquisa | Linha 3

Gestão, Inovação e Práticas Sustentáveis em Biblioteconomia

 

◎ Acessibilidade e competência informacional em prol da qualidade de vida de pessoas com deficiência e mulheres em situação de enfrentamento à violência: consolidação de iniciativas e políticas contemporâneas no âmbito da Biblioteconomia

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Cládice Nóbile Diniz

Descrição: A pesquisa propõe fomentar o desenvolvimento de iniciativas voltadas à ampliação da acessibilidade informacional e da inclusão de pessoas com deficiência e de mulheres em situação de enfrentamento à violência promovidas por bibliotecárias, bibliotecários e outros profissionais de informação, da educação e da tecnologia, em acordo visando desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas. O projeto envolve a criação de um portal na web, atuando como um laboratório virtual, para mapear e documentar propostas com finalidades similares, concluídas e em andamento, assim como para oferecer à população mencionada acesso a informações educacionais, culturais, de saúde e técnico-científicas, além de tecnologias digitais e conexões seguras, que garantam a melhoria de sua qualidade de vida. A metodologia da pesquisa é exploratória, aplicada e participante. Além do lançamento do portal, os resultados esperados incluirão repertórios de páginas eletrônicas para a divulgação de pesquisas científicas e seus resultados; fornecimento de informações e conhecimentos por meio da organização de textos publicados em acesso aberto, incluindo artigos, dissertações, livros, vídeos e áudios, e serviço de notícias e matérias, em diferentes meios e formatos, assim como minicursos, debates e games, entre outros, com conteúdos produzidos por docentes, discentes e colaboradores no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O portal também oferecera links para outros portais, órgãos públicos, institutos de pesquisa, entidades da sociedade civil e redes de serviço de apoio à população alvo da pesquisa.

 

◎ Memórias comunitárias fragmentadas: caminhos da resistência enquanto produção, experiência e criação em bibliotecas

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Daniele Achilles Dutra da Rosa

Descrição: A pesquisa explora o conceito de memórias comunitárias fragmentadas enquanto iniciativas de resistência no que tange à produção, à experiência e à criação em bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e populares em condição de periferia. Abrange estudos teóricos e aplicados no âmbito da gestão, da inovação e das práticas biblioteconômicas sustentáveis em diferentes espaços urbanos e rurais. Admite o uso da história oral para a construção de narrativas, enfatizando a importância das relações entre a memória enquanto experiência e a produção de subjetividade no processo de criação cognitiva e informacional.

Prioriza as noções de comunidade, biblioteca, história, memória, identidade e resistência, com a intenção de produzir novos entendimentos para essas instituições.

 

◎ Atuação dos bibliotecários nos setores e atividades da Indústria 4.0: cotejamento entre as competências requeridas pelo mercado de trabalho e as dinâmicas do ensino

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Dayanne da Silva Prudencio

Descrição: A pesquisa investiga as competências e habilidades que os graduados em Biblioteconomia precisam dispor para atuar nos ambientes típicos da Indústria 4.0. As bases teóricas serão construídas através de uma quasi-systematic review, envolvendo cinco grandes temáticas: formação do bibliotecário; teoria da prática; pratica informacional na Indústria 4.0; competências do bibliotecário e mercado informacional, examinadas à luz da literatura nacional e internacional. Em um primeiro momento será realizada uma pesquisa documental; em seguida será aplicado um questionário; por fim, serão conduzidas entrevistas com bibliotecários atuantes nesse setor. O estudo pretende apresentar uma cartografia da atuação bibliotecária nos setores e atividades da Indústria 4.0, fomentando o debate sobre a influência dos processos de aprendizagem formais em escolas de nível superior em relação à produção de conhecimentos, competências e práticas de trabalho. Os resultados serão socializados em cursos, palestras e oficinas de formação continuada, facilitando a criação de uma comunidade de prática dos bibliotecários atuantes nos setores e atividades da Indústria 4.0.

 

◎ Gestão da informação e do conhecimento: percepções epistemológicas e práticas organizacionais e sociais

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Jaqueline Santos Barradas

Descrição: O objetivo da pesquisa reside em investigar o estado da arte da gestão da informação e do conhecimento (GIC), nos contextos epistemológico, organizacional e social. A fundamentação teórica está baseada nas ideias de Pierre Bourdieu, especialmente nos conceitos de habitus, campo e capital. Também serão estudados os pressupostos de Nonaka e Takeuchi, Choo, Davenport e Prusak, entre outros pesquisadores do tema no Brasil e no exterior. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quali-quantitativa, que utilizara técnicas bibliométricas para explorar bases bibliográficas, além de pesquisa documental e questionários. Pretende-se revelar praticas sociais, culturais e de governança, a fim de identificar, avaliar e refletir sobre as ocorrências e intercorrências da GIC no ambiente organizacional e social. Espera-se elaborar estudos de caso que permitam a descrição de conceitos e de sua aplicação, visando a produção de recursos educacionais abertos (REA) para a disseminação da temática.

 

◎ Biblioteconomia e memória: pertencimentos, identidades, vínculos e biblioexperiências como potências rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Kelly Castelo Branco da Silva Melo

Descrição: O projeto propõe a aplicação da memória no fazer biblioteconômico como possibilidade de resposta às demandas por posturas diferenciadas dos profissionais bibliotecários que emergem das novas configurações da atualidade. Ressalta a função do bibliotecário como algo que extrapola as atividades técnicas e de salvaguarda de patrimônio. Sugere uma aproximação entre biblioteconomia e memória para além do viés patrimonial. Objetiva investigar formas de experimentação de memória viva nas bibliotecas; desvelar como as bibliotecas compõem as memórias dos grupos aos quais pertencem; desenvolver ações promotoras dessa experiência de memória para promoção de sustentação dos elos identitários e de coesão social e pertencimento por meio de adesão afetiva; analisar de que maneira a promoção dessa experiência de memória viva contribui para concretizar os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

 

◎ Dos OPACS aos LSPs: práticas e desafios da automação das bibliotecas brasileiras

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Feijão de Figueiredo

Descrição: Apresenta os Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas SIGBs e as Plataformas de Serviços de Bibliotecas (Library Services Plataforms – LSPs) como recursos amplamente utilizados na automação dos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas. Aponta a necessidade de mapear as comunidades de prática envolvidas na automação das bibliotecas brasileiras para identificar o desenvolvimento de competências pela troca de conhecimentos, como uma solução para o aprendizado, bem como para a resolução de problemas, em tempo menor do que ocorreria normalmente. Os SIGBs e LSPs estão disponíveis para o desenvolvimento dessas atividades em licenças abertas e fechadas. A pesquisa pretende explicar a importância da adoção desses recursos para o tratamento, a organização e a disseminação da informação científica e tecnológica ou de memória produzida ou adquirida pelas bibliotecas, demonstrando sua importante atuação no contexto da ciência brasileira.

 

◎ Inovação e sustentabilidade: novas tendências de gestão na Biblioteconomia

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Mariza Costa Almeida

Descrição: O contexto social no qual o conhecimento vem sendo produzido tem se modificado consideravelmente nas últimas décadas, com o advento de inúmeras inovações alterando paradigmas estabelecidos. Em paralelo, preocupações relativas ao processo de aquecimento global têm gerado questionamentos sobre o modo de produzir e viver, levando à multiplicação de acordos internacionais sobre o meio ambiente. A intensidade com que cada área do conhecimento tem sido impactada por tais fenômenos depende de diferentes aspectos.

Neste projeto, o olhar volta-se para a área da Biblioteconomia, englobando não só as bibliotecas mas também os profissionais que nelas atuam. No processo de produção e circulação do conhecimento, os bibliotecários vem sendo rodeados por gadgets, como o livro eletrônico, blogs e feeds, e têm necessitado se adaptar de forma sustentável a diversas modificações no espaço físico e em suas comunidades. A pesquisa propõe analisar o processo de inovação, seja tecnológica, social ou organizacional, e a busca pela sustentabilidade na área da Biblioteconomia. Serão utilizados múltiplos métodos de pesquisa, possibilitando tanto o desenvolvimento teórico como estudos de caso em diferentes organizações para caracterizar o impacto desses aspectos na gestão de bibliotecas.

 

◎ Serviço de referência: valor e atualidade das relações humanas no atendimento aos usuários

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Simone Borges Paiva Okuzono

Descrição: Diante das demandas contemporâneas que desafiam bibliotecarios e bibliotecas a ressignificar praticas profissionais classicas frente ao acentuado nível de avanço técnico e tecnológico atual, embora, ao mesmo tempo, esses profissionais convivam com contextos marcados por escassos recursos e baixos índices de desenvolvimento humano, entende-se necessario rever os fundamentos e as características do serviço de referência em unidades de informação, para além do espaço e da materialidade que os caracterizam, de maneira a enfatizar as relações entre profissionais e usuarios, estudadas por Green no século XIX e ainda aplicaveis no século XXI. As reflexões de Green, que participou do movimento pelas bibliotecas públicas nos Estados Unidos e é considerado o “criador” do serviço de referência, permanecem relevantes, pois ressaltam as relações humanas no âmbito das bibliotecas. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é estudar os princípios que norteiam e as rotinas que estruturam o serviço de referência nas bibliotecas brasileiras. O projeto propõe um olhar retrospectivo e prospectivo sobre esse serviço e sobre as relações das bibliotecas com as comunidades que atendem e seus diferentes atores, seja para a oferta de produtos informacionais dedicados à organização e à recuperação da informação, seja para a oferta de atividades recreacionais e ações culturais, e para o planejamento de atividades de instrução e formação de usuarios e leitores.

______________________________________________________________ 

UNIRIO    CAPES    CNPq    FAPERJ    Logo

PPGB | Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia

2025 © PPGB Desenvolvido com Plone por Renato Mauro

Encontrou algum erro no site? Nos ajude a corrigir. Clique aqui.