Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunas do Laboratório de Biologia e Taxonomia de Algas (Ibio/Unirio) conquistam o Prêmio Elisa Frota Pessoa

Alunas do Laboratório de Biologia e Taxonomia de Algas (Ibio/Unirio) conquistam o Prêmio Elisa Frota Pessoa

 Em um marco para a ciência brasileira, as alunas Amanda Cunha de Souza Coração (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical), Ana Christina Pires Lannes Vieira (Bacharel em Ciências Biológica pela Unirio em 2023), Jenifer Santana Carneiro (Licenciada em Biologia pela Unirio em 2023) e Amanda Mendonça (graduanda em Ciências Ambientais), integrantes do Laboratório de Biologia e Taxonomia de Algas do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Ibio/Unirio), coordenado pelo professor Joel Campos de Paula, conquistaram o segundo lugar na categoria Ciências Biológicas do Prêmio Elisa Frota Pessoa. A premiação, realizada no dia 26 de novembro no auditório do Museu do Amanhã, reconheceu o trabalho intitulado “Mulheres ao mar: seis décadas de contribuições de pesquisadoras brasileiras na construção do conhecimento sobre macroalgas marinhas”.

O Prêmio Elisa Frota Pessoa, uma iniciativa do Museu do Amanhã em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, celebra o legado da renomada cientista física experimental e busca incentivar a participação de mulheres na ciência e na tecnologia. A temática deste ano, “A Ciência e a Tecnologia na Promoção da Igualdade de Gênero”, ressalta a importância de visibilizar as contribuições femininas para o avanço científico.

Com o trabalho vencedor, as alunas realizaram um importante resgate histórico, destacando a relevância das pesquisadoras brasileiras no estudo das macroalgas marinhas. A pesquisa evidencia a trajetória de mulheres que, ao longo de seis décadas, dedicaram suas carreiras à investigação desse grupo de algas, contribuindo significativamente para o conhecimento científico sobre a biodiversidade da flora marinha do país.

O Laboratório de Biologia e Taxonomia de Algas, coordenado pelo professor Joel Campos de Paula, é referência em pesquisas sobre algas marinhas bentônicas. As atividades do laboratório englobam desde a taxonomia e a biologia molecular até a bioprospecção e a avaliação do potencial biotecnológico das algas. A premiação das alunas reforça a importância do trabalho desenvolvido no laboratório e contribui para a valorização da pesquisa científica no Brasil.

 

Fotos: Reprodução - Laboratório de Biologia e Taxonomia de Algas da Unirio (Instagram - @labiotal)