PET Turismo
O PET Observatório de Turismo do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 2010 pela professora Maria Amália Oliveira. O projeto foi contemplado no edital PET MEC 2010 com a seguinte missão:
(...) ser um instrumento de aprimoramento da formação profissional do aluno da UNIRIO, através de ações de ensino, pesquisa e extensão que partem do pressuposto de que um observatório, enquanto dispositivo pedagógico, é capaz de promover distintas possibilidades de aprendizagem, tendo em vista que o ato de observar conduz ao monitoramento, ao estudo, à circulação da informação e ao aconselhamento, elementos necessários à excelência da formação universitária (Oliveira, 2010).
Como parte dessa proposta, teve início também o Observatório do Turismo em Favelas, coordenado professora Camila dos Santos Moraes.
Em 2017 a professora Camila Moraes assumiu a tutoria do PET e iniciou a construção do TurisData-RJ, uma base de dados sobre os estudos do turismo no estado do Rio de Janeiro, em parceria com o UrbanData-Brasil, coordenado pela professora Bianca Freire-Medeiros (USP). Em 2020 a base de dados é ampliada e renomeada para TurisData: Base de Dados sobre os Estudos do Turismo.
Desde 2020, com financiamento nacional e internacional, várias ações de extensão foram realizadas em favelas do Rio de Janeiro. Um dos resultados foi a criação da TurisGuia, uma base de dados de tours virtuais.
Ao longo dos anos, as/os petianas/os atuaram coletivamente na construção das atividades nas favelas, no TurisGuia e na Base de Dados TurisData, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Para saber mais confira os links dos projetos ativos em https://linktr.ee/TurisData e https://linktr.ee/observatoriodoturismoemfavelas