PROJETOS DE PESQUISA 2021
1 - Projeto - A Classificação arquivística em acervos fotográficos históricos – organicidade e funcionalidade
Coordenadora: Fernanda da Costa Monteiro Araujo
Resumo: Comumente as fotografias são consideradas documentos “especiais”, e por vezes separadas do seu conjunto documental de origem. Em relação às suas especificidades de suporte e guarda essa nomenclatura pode se encaixar, mas no que se refere ao tratamento e organização arquivística dada a essas imagens é preciso repensá-la. Inicialmente é importante destacar que não faremos a distinção entre os termos “classificação” e “arranjo”, usaremos o termo “classificação” para nos referir a atividade intelectual de construção de instrumentos para a organização dos documentos, independentemente da idade a qual eles pertencem, posição defendida por autores consagrados que serão apresentados posteriormente. Nesse sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo discutir sobre a importância da classificação nos acervos fotográficos históricos entendo-os como resultado das atividades desempenhadas, mas que já chegaram em sua fase permanente e, portanto, possuem valor histórico e/ou cultural e/ou científico. Os objetivos específicos são identificar as instituições com sede no município do Rio de Janeiro que possuem acervos fotográficos afim de mapear os critérios utilizados para realizar a classificação e a elaboração do Plano de Classificação (instrumento de recuperação do documento). A metodologia utilizada se dará em duas fases, primeiramente teórica como forma de apropriação e reflexão dos conceitos envolvidos e posteriormente aplicada, quando a pesquisa se dará efetivamente nos acervos fotográficos de forma a aplicar os conceitos apreendidos. Dessa forma pretendemos colaborar com os estudos sobre classificação arquivística nos acervos iconográficos, fazendo com que os profissionais da informação reflitam sobre a relevância da classificação também nos arquivos fotográficos históricos.
2 - Projeto - Instrumentos avaliativos como aporte para a constituição do patrimônio documental na cidade do Rio de Janeiro
3 - Projeto Linguagens documentárias, semântica e representação da informação arquivística: impactos da análise, tratamento e disseminação da informação na sociedade do conhecimento
Coordenadora: Rosale de Mattos Souza
Resumo: Este projeto visa compreender as bases teóricas e metodológicas dos vocabulários controlados e das linguagens documentárias, sua aplicabilidade na Arquivologia com a função de otimizar as normas de descrição, a representação, a circulação e os sistemas de recuperação da informação arquivística. A Arquivologia vem demonstrando ao longo do tempo que é cada vez mais uma área do conhecimento limítrofe com outras áreas e disciplinas, numa relação interdisciplinar no pensar e no fazer arquivístico, tendo como objeto os estudos da linguagem, em particular das linguagens documentárias, seus aspectos semânticos, os conceitos existentes nas palavras e termos, a representação temática e sua aplicabilidade na representação da informação arquivística como forma de otimizar suas normas, bases de dados, instrumentos de pesquisa e de trabalho. Neste caso, estaremos trabalhando no arcabouço teórico com conceitos da Filosofia, da Lingüística, da Terminologia (como subárea da Lingüística) da Literatura e da Linguagem, da Comunicação Social, da História, da Biblioteconomia, da Museologia, e da Ciência da Informação. Problematiza-se que normalmente a descrição é utilizada para todas as etapas da análise e tratamento da informação e de conteúdos dos documentos arquivísticos, e que a representação da informação ou representação documentária como termos e consequentemente conceitos são pouco utilizados na bibliografia arquivística, e que ainda existe uma lacuna sobre estudos relacionados com a indexação, a representação temática, árvores semânticas entre os termos, a taxonomia, e a gestão do conhecimento. Como metodologia teórica Levantamento de literatura sobre classificação, descrição arquivística e em representação da informação arquivística; Metodologia empírica - aplicar questionários e verificar estatisticamente o nível das experiências com linguagens documentárias em instituições arquivísticas; Promover debates sobre o tema, procurando refletir com os pares sobre análise documentária, linguagens documentárias, terminologia, tipologia documental e sua aplicação na Arquivística. Como resultados temos publicações em periódicos e eventos arquivísticos e de Organização do Conhecimento, no Brasil e no exterior.
4 - Projeto - A evolução do tratamento e as especificidades das fotografias em arquivos pessoais
Coordenadora: Anna Carla Almeida Mariz
Resumo: Pesquisa em desenvolvimento cadastrada também no Departamento de Pesquisa da Unirio sob o número: P0028/2015. Situação: em andamento. Resumo: A popularização do uso da fotografia, introduzida no âmbito familiar, levou à formação de acervos fotográficos pessoais. Com a continuidade do avanço tecnológico, os acervos continuam a ser gerados, porém em outros suportes. A pesquisa tem como objetivo geral criar uma metodologia para tratamento de acervo fotográfico pessoal particular em suporte papel e em meio digital. São objetivos específicos: identificar as diferenças entre acervos pessoais de pessoas públicas e de anônimos; adaptar para acervos pessoais ‘não-institucionais’, os procedimentos utilizados em instituições que mantém acervos pessoais, por meio da análise de exemplos; verificar formas de organização para este tipo de acervo que permita a recuperação da informação e a preservação da memória; definir maneiras que possibilitem a preservação dos suportes e das imagens; determinar métodos compatíveis de organização e de preservação para estes acervos pessoais em diferentes suportes; criar modelos de armazenamento, recuperação e preservação dos acervos em suporte digital. A discussão acerca da adaptação dos procedimentos utilizados em acervos pessoais institucionais para acervos pessoais não-institucionais busca não somente o preenchimento de uma lacuna na bibliografia arquivística, mas dar um passo na direção de uma Arquivologia mais humanística entrosando o indivíduo com o universo documental que o cerca.