Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Escola de Nutrição da UNIRIO participa de Ato público em defesa do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

por Secretaria Integral última modificação 29/01/2019 10h07

Escola de Nutrição da UNIRIO participa de Ato público em defesa do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)

Foi realizado no dia 27 de janeiro, no Aterro do Flamengo, uma mobilização em defesa da manutenção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e pelas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi organizado pela Frente Ampla contra a Fome e pelo Direito à Alimentação, da qual a Escola de Nutrição da UNIRIO faz parte. A Frente Ampla Contra a Fome e pelo Direito à Alimentação é uma rede de solidariedade e mobilização criada como forma de resistência à extinção do CONSEA, feita por meio da Medida Provisória 870 (01/01/2019).

Compõe a Frente Ampla Contra a Fome e pelo Direito à Alimentação as seguintes entidades: CRN4, CFN, Consea Nacional, Consea Estadual RJ, Consea-Rio, Consea Belford Roxo, Consea Nova Iguaçú, Consea Niterói, Consea Petrópolis, Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN), Ação da Cidadania, Ibase, Unegro, Rede Carioca de Agricultura Urbana, Acelbra, CEDAC, Instituto Maniva, Coletivo Humanista, UNEAFRO – RJ, UFRJ, IFF, Fórum Nacional de Combate aos Agrotóxicos, Fórum de Saúde Niterói, Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, UNIRIO, UERJ, MST, Unisuam, Comida e Afeto, AS-PTA, CETRAB, MAPA/DPDAG-RJ, Povos Indígenas- USEAM Aldeia Maracanã, UNACOOP, Centro de Educação Multicultural (CEM), Rede Ecológica, Movimento de Ressurgência Puri, Movimento Baia Viva, Mulheres Yepondá, Renafro Rio de Janeiro, Fase e mandatos de parlamentares que estão se somando.

Participaram do ato público no Aterro diferentes instituições que militam na área de Segurança Alimentar e Nutricional, entre elas o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN), a Ação da Cidadania, a Rede Carioca de Agricultura Urbana, o Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região, o Conselho Nacional de Nutricionistas, Movimento dos Pequenos Agricultores e Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro. Foi organizada uma grande mesa com pratos vazios a fim de alertar sobre a possibilidade do país retornar ao Mapa da Fome. Estudantes e docentes da Escola de Nutrição confeccionaram cartazes e distribuíram panfletos com informações acerca das conquistas do CONSEA, e conversaram com a população explicando sobre a importância do mesmo.

O evento também buscou alertar sobre a realização do Banquetaço, mobilização nacional que está sendo organizada e será realizada no dia 27 de fevereiro em vários estados brasileiros, também em defesa do CONSEA. A primeira reunião de organização do Banquetaço será no dia 30 de janeiro, às 16h, no IFCS da UFRJ – Largo São Francisco de Paula, no 1, Centro – sala 106 (térreo).

Para mais informações sobre a Frente Ampla Contra a Fome e pelo Direito à Alimentação: https://www.facebook.com/frentecontrafome/

IMG-20190127-WA0018IMG-20190127-WA0028IMG-20190127-WA0034
IMG-20190127-WA0047 IMG-20190127-WA0060 IMG-20190127-WA0062