Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novas produções de docente do IBIO

Novas produções de docente do IBIO

Logo IBIODivulgamos as recentes produções do professor Elidiomar Ribeiro da Silva do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (IBIO-UNIRIO). Ele é professor associado ao Departamento de Zoologia, responsável pelo Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural. Tem carreira centrada no estudo da taxonomia e biodiversidade das espécies ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro, especialmente às das ordens Ephemeroptera e Hemiptera. Atualmente vem se dedicando ao estudo da presença simbólica de animais nas mais diferentes manifestações culturais, com desdobramentos na divulgação científica, nos processos de ensino-aprendizagem e na preservação da biodiversidade.

Na revista A Bruxa, vinculada ao Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural, foi publicado um novo número, contendo o artigo Rangel, DF. 2023. A importância da observação de aves para a conservação e monitoramento da área de distribuição de espécies, com um novo registro para o município de Saquarema, Rio de Janeiro

Suas mais recente produções no Fauna News,  um dos mais destacados portais em defesa da biodiversidade brasileira, foram o artigo na coluna Invertebrados "Falando de insetos no início do outono" e a participação no podcast SilvestresUma vez ao mês o professor participa do quadro Fala, Professor, de até 5 minutos. Nesse episódio do podcast ele fala de uma pequena cigarrinha que tem causado incômodo a algumas pessoas nas noites mais quentes.  O podcast Silvestres pode ser ouvido em todas as plataformas, ouça agora pelo .