Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Nacional da Botânica - Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta - HUNI

Dia Nacional da Botânica - Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta - HUNI

No Dia Nacional da Botânica, convidamos a curadora Sandra Zorat, do herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta (HUNI) do Instituto de Biociências (Ibio/Unirio), para falar um pouco sobre a história da botânica e do herbário. O vídeo pode ser assistido no Instagram ou no YouTube.

O patrimônio do HUNI é composto pelas Coleções Científicas de plantas desidratadas (Coleção Herborizada) e de plantas fixadas em meio líquido (Coleção Líquida). Os exemplares que as compõem são provenientes basicamente de coletas realizadas por professores e seus alunos (de graduação e pós-graduação), motivadas pelos seus trabalhos de pesquisa, na maioria, relacionados ao Departamento de Botânica da UNIRIO. Além disso, o acervo também é composto por materiais provenientes de doações e/ou permuta com outros herbários. O HUNI é cadastrado na Rede Brasileira de Herbários e no Index Herbariorum e tem seu acervo disponível no JABOT, sistema de gerenciamento de Coleções do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Plataforma SpeciesLink, um sistema de informação distribuído para coleções biológicas, formando uma rede colaborativa administrada pelo CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental).

Site do herbário: https://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni

/ herbariohuni