José Dias
Vínculo: Professor Titular
Lotação: Departamento de Cenografia
Cursos em que leciona:
• Bacharelado em Cenografia e Indumentária
• Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Disciplinas que leciona na graduação:
• Projeto em Cenografia I
• Projeto em Cenografia III
• Projeto Integrado em Cenografia e Indumentária II
• Prática de Montagem Teatral
Currículo Lattes • E-mail 1 • E-mail 2
José Dias nasceu no Rio de Janeiro, ex-aluno do Colégio Pedro II – Internato, tendo sido agraciado pela Congregação, em 2006, com o Título Honorífico de Aluno Eminente.
Diretor de Arte, Cenógrafo, Mestre e Doutor pela ECA-USP. Professor Titular, aposentado, da UFRJ e Professor Emérito da UNIRIO, onde foi Vice-Reitor (2000-2004).
Começou sua carreira no teatro em 1970, como assistente, de Pernambuco de Oliveira. Desde então, já participou como Cenógrafo e Diretor de Arte de mais de 490 espetáculos teatrais no Brasil e no Exterior. Em mais de 50 anos de carreira, já foi premiado e laureado 32 vezes, tendo 55 indicações. Entre as principais, destacam-se: Molière, Mambembe, Shell, IBEU, Cultura Inglesa, Oscarito, Paschoalino, Cesgranrio e APTR. Na televisão, trabalhou na extinta TV Tupi (1972-1973) e na TV Globo (1974-1989), onde foi responsável pela cenografia de diversas novelas, casos especiais, linha de show e o seriado O Bem Amado, além de outros programas da emissora. No cinema, foram mais de 25 filmes, entre longas, curtas e de publicidade.
Além do trabalho no teatro, televisão e cinema, prestou assessoria técnica em projetos, reformas, construções e adaptações em mais de 150 teatros em todo o Brasil. Autor dos livros: Odorico Paraguaçú – O Bem Amado de Dias Gomes, lançado em 2009, e Teatros do Rio do Século XVIII ao Século XX, lançado em 2014. Membro Titular de 10 Associações e Sociedades, sendo Membro da Academia Brasileira de Educação, ocupando a cadeira de número 16. Em 2022, recebeu o Título Honorífico no Grau de Comendador Arquiepiscopal Imperial da Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Grão-Mestre de sua Ordem Honorífica. Em 2023, recebeu o Título de Professor Emérito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Além do livro lançado em 2009, Odorico Paraguaçú – O Bem Amado, de Dias Gomes, publicado pela Imprensa Oficial de São Paulo, é autor do livro Teatros do Rio do Século XVIII ao XX, lançado em 2013 pela Funarte, tem sido esgotado em seis meses, estando na 2a edição.
Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), desde 1972, e ainda atuante na graduação, nas área de Teatro e de Pós-graduação a nível de Mestrado e Doutorado nas áreas de Teatro e Museologia, já tendo orientado algumas dezenas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Tendo participado de mais de 100 Bancas em Programas de Pós-Graduação.
Ocupou durante 24 anos ininterruptos o cargo de Chefe do Departamento de Cenografia do Centro de Letras e Artes, além de ter sido Coordenador de Cursos, Diretor e Decano, chegando a ser eleito em 1o lugar em 1996 para Vice-Reitor, e em 2000 novamente eleito em 1o lugar para Vice-Reitor, sendo então o 1o Vice-Reitor eleito e empossado legalmente. Por duas vezes (2004 e 2008) candidatou-se a Reitor na mesma instituição, ficando nas duas ocasiões em segundo lugar, em consulta a comunidade acadêmica. De 1982 a 2007 participou por diversas vezes do Conselho Universitário, assim como do Conselho de Ensino e Pesquisa da mesma instituição.
Professor Associado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 1985, atuando em diversos segmentos da vida acadêmica da instituição.
Professor homenageado por diversas ocasiões pelos formandos do Curso de Artes Cênicas da EBA-UFRJ e das Escolas de Teatro e Museologia da UNIRIO.
Já participou de mais de 90 Bancas Examinadoras de Concurso Público, como também proferiu mais de 160 conferências e palestras em diversas Instituições de Ensino Superior no país.
Professor Visitante, em 2002 e 2003, da Escola Superior de Educação de Coimbra – Portugal (ESEC).
Professor Visitante, em 2005, da Escola Sul Americana de Cinema e Televisão, Faculdade de Artes, Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
Além do teatro, cinema e televisão, iniciou o trabalho de Consultor Técnico para construções, reformas e adaptações de edifícios teatrais, a convite do ainda Instituto Nacional de Artes Cênicas, mais tarde incorporado à Funarte. Foi responsável por Consultoria Técnica em projetos para mais de 90 teatros em todo o Brasil.
Foi responsável no Rio de Janeiro pelos projetos de reformas de algumas das mais importantes Casas de Espetáculos do país, como o Theatro Municipal, Oi Casa Grande, Centro Cultural João Nogueira, Teatro João Caetano, Teatro Villa Lobos, assim como em outros estados: Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Rondônia, São Paulo entre outros.
Membro do Conselho Editorial das revistas: Urdimento, da UDESC; Cuidado é Fundamental, da UNIRIO e Poiésis , da UFF. Publicando mais de 60 artigos em revistas especializadas.
Membro/Associado:
• Sociedade Brasileira de Autores Teatrais
• Associação Nacional dos Professores e Diretores de Teatro Universitário
• Associação dos Ex-alunos do Colégio Pedro II
• Associação dos Docentes da UNIRIO
• Associação dos Docentes da UFRJ
• Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas
• Conselho Consultivo Honorário do Instituto Chiquinha Gonzaga
• Conselho Universitário do Colégio Pedro II
• Membro Instituidor da FUNRIO – Fundação de Apoio e Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
• Membro do Conselho de Cultura, do Centro Cultural Cesgranrio – Fundação Cesgranrio
• Consultor Ad-hoc para a área das Artes (Teatro, Cinema e Televisão) – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e INEP, do Ministério da Educação (MEC)
• Membro da Academia Brasileira de Educação (cadeira 16).
Prêmios, Indicações, Medalhas e Condecorações
1984
• Homenageado, como nome do Prêmio de Melhor Cenógrafo, “Prêmio José Dias”, no XII Festival da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.
• Indicação Prêmio Molière de Teatro, Air France. Rio de Janeiro.
• Indicação Prêmio MEC-Mambembe de Melhor Cenógrafo , peça “Besame Mucho”, de Mário Prata. Rio de Janeiro.
• Indicação Prêmio MEC-Mambembe de Melhor Cenógrafo, peça “Dueto para um Só”, de Tom Kempinski. São Paulo.
• Prêmio MEC-Mambembe de Melhor Cenógrafo, peça “Simon/Simon”, de Isaac Chacron. Rio de Janeiro.
1985
• Prêmio IBEU – Espetáculo “Este Mundo é um Hospício”, de Joseph Kerseling. Rio de Janeiro.
1986
• Indicação Prêmio MEC-Mambembe de Melhor Cenógrafo, peça “Dueto para um Só, de Tom Kempinski. Rio de Janeiro.
1987
• Homenageado, como nome do Prêmio de Melhor Cenógrafo, “Prêmio José Dias”, no XV Festival da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.
• Indicação Prêmio MEC-Mambembe de Melhor Cenógrafo, peça “Um Piano à Luz da Lua”, de Paulo Cesar Coutinho. Rio de Janeiro.
• Indicação Prêmio Molière de Melhor Cenógrafo, peça “Um Piano à Luz da Lua”, de Paulo Cesar Coutinho. Rio de Janeiro.
1989
• Indicação Prêmio MINC–Troféu Mambembe de Melhor Cenógrafo, peça “A trágica história do Dr. Fausto”, de Cristopher Marlowe. Rio de Janeiro.
• Prêmio “Molière” – Air France de Melhor Cenógrafo, peça “A trágica história do Dr. Fausto”, de Cristopher Marlowe. Rio de Janeiro.
1990
• Prêmio “Medalha de Ouro” e Prêmio de Viagem, aprovado por unanimidade pela Congregação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, pela equivalência ao Prêmio Molière, em sessão de 13/12/90.
1991
• Indicação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro para o Prêmio “Moinho Santista”, área das Artes, Ofício GR no 374/91 de 22/05/91.
• Indicação Jornal “O Dia”, de 26/12/91, coluna de Teatro de Armindo Blanco, como destaque do ano. Rio de Janeiro.
1992
• Indicação Prêmio Shell de Teatro, peça “Comunicação a uma Academia”, de Franz Kafka. Rio de Janeiro.
• Prêmio Shell de Melhor Cenógrafo, com a peça “Romeu e Julieta” de William Shakespeare. Rio de Janeiro.
1994
• Indicação Prêmio Mambembe – Categoria Especial, peça “O Livro de Jó”, de Clara Góes. Rio de Janeiro.
• Prêmio Oscarito Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED) de Melhor Cenógrafo. Rio de Janeiro.
1995
• Indicação Prêmio Shell de Teatro pelos espetáculos: “Trilogia Tebana” e “Lima Barreto ao Terceiro Dia”. Rio de Janeiro.
• Indicação Prêmio Mambembe, com “Lima Barreto ao Terceiro Dia” e “Trilogia Tebana”. Rio de Janeiro.
• Indicação Jornal “A Tribuna”, de 28/12/1995, Coluna Leonel Fischer como destaque do ano. Rio de Janeiro.
1996
• Indicação Prêmio Shell de Teatro, espetáculo Abelardo e Heloísa. Rio de Janeiro.
• Prêmio MEC-Mambembe de Melhor Cenógrafo com os espetáculos “Trilogia Tebana” e “Lima Barreto ao Terceiro Dia”. Rio de Janeiro.
• Prêmio Shell de Teatro de Melhor Cenógrafo com os espetáculos: “Trilogia Tebana” e “Lima Barreto ao Terceiro Dia”. Rio de Janeiro.
• Indicação Prêmio de Teatro Cultura Inglesa, peça “São Hamlet”. Rio de Janeiro.
1997
• Indicação Prêmio Shell de Teatro, espetáculo “Cartas Portuguesas”. Rio de Janeiro.
1998
• Prêmio MEC-Mambembe de Melhor Cenógrafo com o espetáculo “Divinas Palavras”. Rio de Janeiro.
1999
• Prêmio Cultura Inglesa de Teatro de Melhor Cenógrafo com o espetáculo “A Profissão da Senhora Warren”. Rio de Janeiro.
• Prêmio Paschoalino de Melhor Cenógrafo com o espetáculo “O Amor de Romeu e Julieta”, de Ariano Suassuna. Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – Fetaerj.
• Indicação Prêmio Shell de Teatro, espetáculo “Bispo Jesus do Rosário – A Via Sacra dos Contrários”. Rio de Janeiro.
2002
• Diplomado como Conselheiro Emérito do Conselho de Minerva. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
• Prêmio Waldemar Garcia, melhor Cenógrafo, espetáculo “Retalho, Rebotalho, de Clarice Ilgenfritz”. Prefeitura de Fortaleza – Ceará.
• Agraciado com o “Diploma de Amigo do CEP”, Centro de Estudos de Pessoal. Forte Duque de Caxias. DEP – CCTEX. Exército Brasileiro. Ministério da Defesa.
• Indicação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte. Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia. Ofício GR 073/2002.
• Agraciado com Diploma por ter completado “Jubileu de Prata” a serviço da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
2003
• Prêmio Shell de Teatro, como melhor Cenógrafo com o espetáculo “Teresa D’Ávila, a Santa Descalça”, de Fidelys Fraga. Rio de Janeiro.
• Laureado com a insígnia símbolo da categoria de Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, conforme estabelecido na Resolução UNIRIO no 2.482 de 14 de outubro de 2003, entregue em cerimônia realizada em 26 de novembro de 2003.
• Laureado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, aprovado em sessão plenária de 18 de novembro de 2003. Projeto da Resolução no 529/2003 pela Mesa Diretora da Câmara.
2004
• Laureado com o Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – RJ. Sessão de 04/05/2004, publicado D.O. II – 05/05/2004. Resolução no 491 de 2004 entregue em Sessão Solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho em 10/11/2004.
• Homenageado como Sócio Fundador da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Adunirio/S. Sind.
• Agraciado com a Comenda Comemorativa do Jubileu de Prata da Poderosa Assembléia Legislativa do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro (GOERJ).
• Agraciado com o Título Homorífico de Aluno Eminente do Colégio Pedro II. Congregação do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro.
2008
• Indicado no segundo semestre de 2008 para o Prêmio Zilka-Sallaberry, organizado pelo CEPETIN, com a Cenografia da peça “Tecendo Vassalissa – A Verdadeira da Cinderela”. Rio de Janeiro.
2009
• Agraciado com o título “Amigo da Escola Superior de Guerra”. Escola Superior de Guerra (ESG). Exército Brasileiro. Ministério da Defesa. Rio de Janeiro.
2010
• Laureado pela International Biographical Center, de Cambridge, England, com o título “Top 100 Educations”, pelas realizações na área das Artes.
2011
• Inauguração da Placa em homenagem como aluno eminente em sessão solene da Congregação do Colégio Pedro II, da 174o Aniversário da Fundação do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro.
2013
• Indicação na Categoria Especial para o 3o Prêmio Questão de Crítica. Rio de Janeiro.
• Laureado como Prêmio São Sebastião de Cultura, pelo Conselho Consultivo da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
• Laureado com “Moeda de Prata”, Medalha Comemorativa, pelos 200 anos do Teatro João Caetano – Funarj. Rio de Janeiro.
• Laureado com a Medalha Tiradentes, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Resolução no 797 de 2013. Aprovada na sessão de 29 de agosto de 2013.
• Prêmio Cesgranrio de Teatro. Categoria Especial. Centro Cultural Cesgranrio. Fundação Cesgranrio. Rio de Janeiro.
• Indicação Prêmio da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro.
2014
• Prêmio Rio in Cena de Melhor Cenógrafo para o espetáculo “O Rei do Lixo”, de Luiz de Lima Navarro. Rio de Janeiro.
• Indicação Prêmio de Melhor Cenógrafo, no 27o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau – SC, espetáculo “O Diário de Genet”, pela Universidade Federal da Bahia.