Música, história e mediação
Dentro de uma perspectiva histórica, interessamo-nos, neste projeto de pesquisa, por fenômenos ou práticas musicais, obras, teorizações, sistemas notacionais, assim como seu trânsito e recepção, situados num arco temporal que vai da Idade Média à Primeira Modernidade sobretudo, mas não exclusivamente, considerando a complexidade de sua operação no âmbito da experiência humana do mundo.
Os objetos musicais são aqui abordados não somente como fontes para a inteligibilidade dos processos musicais historicamente constituídos, mas, de forma mais abrangente, como materializações dos parâmetros de relação do homem ao mundo, seja de ordem espiritual, epistemológica, tecnológica, geográfica, social, econômica, ética ou estética. Mais do que testemunhos históricos, eles são entendidos, desta forma, como instâncias de mediação: seja como dispositivos de assimilação de dados da experiência, seja como elementos catalisadores nos processos de transformação e reconfiguração das estruturas sociais e do pensamento, seja como mecanismos reacionais, como forças disruptivas.
A pesquisa convida ao diálogo entre os distintos campos do saber, não apenas abrigando estudos nos quais a música conflua com outras modalidades da arte e da representação – artes visuais, artes da cena e literatura –, mas também atentando para os trânsitos e convergências entre ela e as demais zonas da experiência, do pensamento e do conhecimento.
O projeto é concebido não como uma investigação pontual de um processo musical específico, mas sim como um ponto de aglutinação e catalisação de esforços investigativos distintos, tendo como denominador comum um direcionamento a objetos musicais historicamente situados entre o Medievo e a Primeira Modernidade (sendo igualmente consideradas tanto suas franjas temporais quanto a recepção e o trânsito cultural dos objetos em temporalidades externas a este período), e uma atenção à dimensão destes objetos como medidores de sistemas, valores e dados mentais e culturais.