SEMINÁRIO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MÚSICA I
Estudo dirigido sobre o campo da educação musical considerando processos de ensino e aprendizagem formais, não formais e informais no âmbito da educação básica, ensino superior ou em ambientes não escolares. Orientação coletiva a partir de textos apresentados pelos alunos no contexto das pesquisas em desenvolvimento pelos pósgraduandos. Análise de dissertações de mestrado e/ou artigos acadêmicos do campo da educação musical, visando refletir sobre aspectos formais, metodológicos de pesquisa em Educação Musical.
Objetivo geral: Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de discutir criticamente as diferentes perspectivas que têm caracterizado o pensamento e a prática pedagógica e científica da Educação Musical.
Objetivos Específicos: - Compreender práticas de ensino e aprendizagem da música como processos sociais e culturais; - Conhecer pesquisas que enfocam a educação musical sob perspectivas culturais e sociais.
Metodologia - Realização de leituras prévias, sobre o assunto da aula. - Exposição, discussão e debate sobre textos da bibliografia. - Reflexão e exercícios em pequenos grupos. -
Avaliação - Um trabalho individual final; a proposta individual para o trabalho final da disciplina será apresentada e discutida em aula.
BIBLIOGRAFIA
ABREU, Thiago Xavier; DUARTE, Newton. A notação musical e a relação consciente com a Música: elementos para refletir sobre a importância da notação como conteúdo escolar. Revista da Abem, v. 28, p. 65-80, 2020. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/ view/862/569
BANNAN, Nicolas. Evolutionary psychology and the necessity of music education for all. Australian Journal of Music Education, v.53, n.2 p. 13-18. ERIC Number: EJ1272336
FERREIRA, Alexandre. Músicas, discursos e poder: reflexões sobre a hierarquização do conhecimento. Música Hodie, v. 20, s. p. , 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/59720/34887. Acesso em 21 fev 2021.
LUEDY, Eduardo. Batalhas culturais: educação musical, conhecimento curricular e cultura popular na perspectiva das teorias críticas em educação. Revista da ABEM, v. 14, n.16, p. 101-107, 2006. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/a rticle/view/306Acesso em 05 ago 2020.
KALIO, Alexis Anja. Decolonizing Music Education Research and the (Im)Possibility of Metodological Responsability. Research Studies in Music Education, v. 42, n.2, p.177-191, jul, 2020. Eric Number: EJ1260498. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1321103X19845690. Acesso em 21 fev. 2021.
NOLETO, Rafael da Silva. Música como ciência, ciência como música: provocações epistemológicas. OPUS, [s.l.], v. 26, n. 3, p. 1-22, jan. 2021. ISSN 15177017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2619. Acesso em: 21 fev. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.20504/opus2020c2619.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 90-103, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/a rticle/view/464 Acesso em: 25 out. 2019.
ROCHA, Inês de Almeida. Modernidade e modernismo na iniciação musical e nas práticas educativas de Liddy Chiaffarelli Mignone. Revista da ABEM, v. 25, n. 39, p. 20-28, jul. dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/a rticle/view/253. Acesso em: 05 out. 2020.
STAUFFER, SANDRA. Another Perspective: Re-Placing Music Education. Music Educators Journal, [s. l.], v. 102, n. 4, p. 71–76, 2016. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&AuthType=cookie,ip,shib&db=edsj sr&AN=edsjsr.24755685&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 22 fev. 2021.
SOBREIRA, Silvia. A Educação musical e principais legislações: de Villa-Lobos aos dias atuais. Interlúdio-Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro Segundo, v. 5 n. 17, p. 10-28, 2017. Rio de Janeiro-RJ. ISSN 2594-407X. Disponível em< http://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio/issue/view/102 > Acesso em 17 maio 2020.
SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal: compreendendo o fenômeno. Revista da ABEM, Londrina, v.24, n. 36, jan, jun, p. 130-146, 2016. Disponível em: hhttp://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/ issue/view/42. Acesso em 27 mar. 2020.
WELCH, Graham. Os equívocos a respeito da música. In: SOBREIRA, Silvia (Org.). Se você disser que eu desafino... Rio de Janeiro: Instituto Villa-Lobos / UNIRIO, 2017. p. 13-62. E-book. Disponível em: Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ivl/publicacoes/ . Acesso em: 10 mar. 2020 Acesso em: 10 mar. 2020.