Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Catálogo Compositores Brasileiros Nascidos na Primeira Metade do Século XX - Vol. I

O aluno da Escola de Música da UNIRIO; Tiago Rodrigues, bolsista Pradig, sob orientação do Professor Clifford Korman, do IVL, e da Bibliotecária Bárbara Ribeiro da Biblioteca de Letras e Artes; elaborou o Catálogo de Compositores Brasileiros. O catálogo reúne obras de compositores brasileiros modernistas, nascidos na primeira metade do século XX (1900-1950). O professor Cliff orientou que Tiago elaborasse um Catalogue Raisonée, com informações detalhadas de cada peça. Desta forma, Tiago, com base em sua experiência como músico, definiu um recorte de estudo, para que o catálogo forneça informações detalhadas das peças. Compositores brasileiros poderão estudar procedimentos seriais, textuais, timbrísticos de uma estética que está intimamente relacionada com a corrente na atualidade, bem como analisar particularidades específicas de cada um dos compositores, salientando as diferenças entre os atores de um período muito fértil para música brasileira. No catálogo constam também as homenagens e parcerias de cada compositor. Professor Cliff salienta que Tiago “realmente abraçou e levou muito a sério a oportunidade dada pelo programa PRADIG, e trabalhou com compromisso e dedicação para elaborar este catálogo.” Salienta ainda que “as orientações da Bárbara foram fundamentais durante todo o processo”. Parabéns a Tiago, Bárbara e ao professor Clifford Korman por este importante trabalho!

Para acessar o catálogo, clique aqui.