Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A Biblioteca Central da UNIRIO irá sediar a Exposição Dysangelium

A Biblioteca Central da UNIRIO irá sediar a Exposição Dysangelium

A Biblioteca Central da UNIRIO irá sediar a exposição Dysangelium do fotógrafo Roberto Cuíca, em parceria com o professor Zeca Ligiéro da escola de teatro UNIRIO.

Abertura 10/11 às 18h com a palestra [Des]Encontros de Grotowski no Brasil: esboço de uma cronologia, ministrada pela professora Tatiana Motta.

Visitação de 10/11 a 15/12 na Biblioteca Central da UNIRIO.

Dysangelium foi um teatro-laboratório realizado em 1972 pelo diretor Ayrton Kerenski (ex-aluno de Grotowski) e pelo ator Edgar Ribeiro. O espetáculo, na linha do teatro pobre de Grotowski, criou na época muita polêmica no meio intelectual.

Provocante, não havia contra-regras em cena. Só o ator e os seus únicos objetos de cena e coadjuvantes: um cravo, uma vela, um copo d’água, uma toalha de rosto e 28 testemunhas, um número máximo de espectadores permitido no exíguo espaço. Os 28 espectadores tinham de ficar, durante a encenação, descalços e sentados no chão ou sobre um pano para que o conteúdo emocional ficasse mais intenso.

Em 1975, Edgar Ribeiro convidou Roberto Cuíca para fotografar a sua peça. O resultado de uma semana de trabalho conjunto é visto na exposição Dysangelium