Procedimento operacional padrão de alta hospitalar de paciente adulto com lesão por pressão: contribuições de enfermagem para o cuidado domiciliar
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Validação de Procedimento Operacional Padrão de alta hospitalar de paciente adulto com lesão por pressão: contribuições de enfermagem para o cuidado domiciliar".
Produto 1: Procedimento operacional padrão de alta hospitalar de paciente adulto com lesão por pressão: contribuições de enfermagem para o cuidado domiciliar
Objetivo: Produzir e validar um procedimento operacional padrão de enfermagem para alta hospitalar do paciente adulto acometido de lesão por pressão.
Tipologia/Estratificação da produção técnica: Procedimento Operacional Padrão (POP). Manual ou Protocolo, estratificado como T1.
Método: Pesquisa metodológica para elaboração e validação de um instrumento. Foi realizada em quatro etapas 1º) Mapeamento conceitual através de uma revisão integrativa de literatura acerca de protocolos de enfermagem para alta hospitalar ao paciente adulto com lesão por pressão; 2º) Análise do perfil dos pacientes adultos com lesão por pressão, internados em enfermaria de clínica médica; 3º) Estruturação do instrumento com a elaboração do procedimento operacional padrão (POP) após a extração dos itens acerca de protocolos de alta hospitalar de paciente portador de LP dentro do perfil traçado dos pacientes admitidos em enfermaria de clínica médica, a partir do modelo da instituição cenário do estudo e 4º) Validação o procedimento operacional padrão de enfermagem com juízes especialistas.
Resultados: O produto produzido é um Procedimento Operacional Padrão de Enfermagem para alta hospitalar do paciente portador de lesão por pressão. Composto pelos itens: Conceito; Finalidade/objetivo; Indicações; Contraindicações/restrições; Competências para prescrição; Competências para execução; Hora de Enfermagem para execução do procedimento; Insumos/equipamentos; Descrição do procedimento; Cuidados especiais/Plano de contingência; Ilustrações (com fontes); Referencias; Apêndices e Histórico de elaboração/Revisão. O instrumento foi validado por um comitê de 12 juízes especialistas com taxa de IVC de 0,94.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: As lesões por pressão são um grave problema de saúde, e em particular o Sistema Único de Saúde (SUS). Traz consequências biológicas, psicológicas e sociais. É de extrema importância um planejamento da assistência de enfermagem centrado no paciente e família. Para atingir a conclusão do regime terapêutico, deve-se otimizar uma Alta Segura, fornecendo plenas ferramentas para o autocuidado a fim de que o padrão de realização de atividades para si mesmo possa atingir as metas relativas à saúde que pode ser melhorada, evitando a reinternação hospitalar. As diretrizes de saúde e os protocolos clínicos fornecem orientações importantes aos profissionais de saúde na prestação de cuidados. Ela instrumentaliza o enfermeiro no planejamento de alta hospitalar de pacientes portadores de lesão por pressão de forma individual, voltado para cada paciente, de forma sistematizada e replicável em outras situações com demandas de orientações, prescrições e encaminhamentos dos pacientes. Tecnologia de baixo custo, reprodutível e alto impacto; ocasiona mudança permanente e reais na padronização da assistência de enfermagem; com demanda espontânea; objetiva a solução da lacuna de literatura científica sobre a temática e a ausências de protocolos institucionais que padronize o Processo de Enfermagem que inclua pacientes portadores com lesão por pressão (LP) em vias de finalização da terapêutica e norteio das ações de enfermagem. O produto será implementado na instituição cenário do estudo através da comissão de registro hospitalar e divulgado na intranet do hospital.
Palavras-chave: Úlcera por pressão; Protocolos assistenciais; Enfermagem; Procedimento Operacional Padrão; Alta do hospital; Saúde do adulto; Enfermaria de clínica médica; Processo de Enfermagem; Tecnologia em saúde.
Produto disponível em: https://zenodo.org/records/14816472
Produto 2: Fluxograma para alta hospitalar de paciente com lesão por pressão
Objetivo: Produzir um fluxograma para alta hospitalar do paciente adulto acometido de lesão por pressão.
Tipologia/Estratificação da produção técnica: Guia de instruções que serve para o estabelecimento de procedimentos de trabalho. Manual ou Protocolo, estratificado como T1.
Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e montagem no software Powerpoint®.
Resultados: fluxograma de página única com o fluxo de alta para os pacientes com lesão por pressão.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: As ferramentas para organização e gestão do cuidado, facilitam a tomada de decisão, padroniza os processos e reduz consequências para o Sistema Único de Saúde (SUS), paciente e família. É um instrumento de fácil replicação em outras demandas e situações. Ofertada a instituição cenário, estará disponível na intranet da unidade, acessível a qualquer profissional.
Palavras-chave: Úlcera por pressão; protocolos; enfermagem; fluxograma; saúde do adulto; enfermaria de clínica médica; alta do hospital.
Autor(a): Ana Paula de Oliveira Motta
Orientador(a): Inês Maria Meneses dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso sob sigilo temporário.