Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2022 / Tecnologia Educacional para o plano de alta de gestantes diabéticas: Construção e validação de aplicativo móvel sobre administração de insulinas.

Tecnologia Educacional para o plano de alta de gestantes diabéticas: Construção e validação de aplicativo móvel sobre administração de insulinas.

Produção de Paloma Fernandes da Silva Guimarães

Protótipo de aplicativo: INSUGEST

Resumo do Produto

Objetivo: Promover educação em saúde com foco na administração de insulina.

Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, podendo gerar registros de propriedade de patentes, produção intelectual ou direito autoral. Classificado segundo critérios da CAPES como Software/ aplicativo / programa de computador (T1 = 100 pontos).

Método: A partir da literatura e protocolos disponíveis foi desenvolvida uma tecnologia educacional de cuidado, a saber, um aplicativo móvel para orientação e consulta sobre a temática. A interface do produto tem recurso de imagem e escrita. O tema é a administração de insulina, sendo o público-alvo da pesquisa gestantes diabéticas. A base de informações e protocolos inseridos no aplicativo foram dos manuais do Ministério da Saúde e Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes; foi utilizada outras fontes complementares, principalmente para aquisição de imagens. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja Play Store, disponível para celulares através do sistema Android, além disso, conta com um recurso de contato com a pesquisadora responsável e autora do material através do WhatsApp ou e-mail.

Resultados. A criação da tecnologia educacional INSUGEST é destinado a gestantes diabéticas e sua rede social de apoio, mas ampliado também a outras classificações de diabéticos, foi projetado com a intenção de ser simples e objetivo em formato de uma cartilha eletrônica. Essa ferramenta inicia com uma breve apresentação onde contém o menu iniciar que dá acesso aos conteúdos. Possuí 10 botões de ingresso a tópicos sobre administração de insulina, 01 botão para contactar a pesquisadora por meio de WhatsApp ou e-mail e 01 botão com acesso às referências utilizadas na produção do (App). O fundo do aplicativo é de cor azul, as caixas de texto e as fontes na cor branca ou azul. O processo de validação do conteúdo do aplicativo ocorreu no Hospital Maternidade Fernando Magalhães. Foram convidados profissionais médicos (as) e enfermeiros (as), especialistas em obstetrícia, que no período da coleta dos dados estavam trabalhando na maternidade para validação do conteúdo do aplicativo. Participaram do estudo dois médicos e oito enfermeiros. Foi realizada análise através de um questionário contendo declarações do tipo likert, deixou-se um espaço para considerações. De acordo com a avaliação dos julgadores expressa nas declarações, confere a aceitação do conteúdo do aplicativo tornando o “insugest” apto aos objetivos propostos, contribuindo para processo de educação em saúde. Quanto as considerações dos juízes, são pertinentes para futuro aprimoramento e atualização do (App).

Conclusão, aplicabilidade e impacto: esse produto pode democratizar e ampliar o acesso à informação e ao suporte tanto no meio intra-hospitalar como no extra-hospitalar. Também representa um avanço no Plano de alta dessas usuárias, podendo inclusive representar uma diminuição no seu tempo de internação.

Palavras-Chave: diabetes gestacional, gravidez em diabéticas, educação em saúde, tecnologia biomédica.

Autor(a): Paloma Fernandes da Silva Guimarães

Orientador(a): Cristiane de Oliveira Novaes

 

Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13511

Produto desenvolvido disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.insugest.br