Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Projetos desenvolvidos / Projeto NuPSA na Escola

Projeto NuPSA na Escola

O ensino de matemática associado as ciências ambientais constitui um grande desafio para os educadores. Transformar conteúdos matemáticos importantes a formação do aluno em conteúdos práticos e fáceis de aplicação torna-se então uma estratégia para a melhoria da educação básica no país. O Projeto Nupsa na escola visa buscar novas abordagens para tratar de assuntos importantes como: preservação ambiental, agroecologia, saúde, entre outros introduzindo a esses os conteúdos matemáticos necessários de forma que se criem exemplos práticos e mais simples para entendimento da disciplina, que há tempos constitui um desafio para professores e alunos. Capacitar alunos de graduação dos cursos de licenciatura nesse tipo de abordagem, poderia constituir uma importante ferramenta de ensino a ser potencialmente utilizada nas escolas, priorizando a melhoria no aprendizado além de disseminar informações essenciais a preservação do ambiente e manutenção da saúde.

 logotipo NuPSA na escola 2020

 Área Temática

Educação

Coordenador: 

Prof. César Luis Siqueira Junior

 

Descrição do Projeto:

    A educação ambiental, por considerar o meio ambiente em sua totalidade, torna-se uma ferramenta essencial para a resolução dos problemas pois atinge todas as fases do ensino formal e não formal. Assim, o professor é uma peça chave como agente na modificação da cultura e da conscientização dos indivíduos [1]. Em adição, associar a educação ambiental ao ensino de matemática de maneira interdisciplinar é relevante para o aluno pois estabelece relações conceituais com outras disciplinas proporcionando aprendizagem significativa, já que o conhecimento não pode ser construído de maneira dividida e uma atitude interdisciplinar pode reduzir as barreiras entre as disciplinas e as relações existentes entre elas e os problemas na sociedade [2]. Então, o desenvolvimento de ações continuadas de formação de professores e promoção de atividades que chamem a atenção de estudantes para esses assuntos, partindo de uma articulação entre a escola e a universidade,  podem gerar a construção de vivências compartilhadas e colaborativas que promovem a reflexão dos professores, de diversas disciplinas na produção de aulas pensadas na formação acadêmica assim como na formação humana e científica dos alunos [3]. A Matemática pode e deve ser trabalhada em conjunto com a educação ambiental e a área de saúde, ela não deve ter o único papel de elemento da formação escolar, pois sua presença na vida do estudante vai além da via profissional.

    O projeto NuPSA nas escolas, tem por meta a elaboração de palestras, oficinas e atividades lúdicas produzidas em conjunto com os professores da educação básica das escolas visitadas. Essas atividades permitem a ligação de temas associados as ciências naturais, saúde e matemática de forma fácil, reduzindo a deficiência existente na interdisciplinaridade que prejudica os alunos ao longo do aprendizado. Atividades interligando a matemática à temas atuais importantes como saúde, educação ambiental e sustentabilidade poderão auxiliar no conhecimento dos alunos da educação básica, permitindo o entendimento de assuntos de grande relevância ao mesmo tempo que favorece o aprendizado. Em contrapartida, os alunos serão convidados a participar junto com os bolsistas de oficinas que demonstrem os resultados obtidos ao longo de desenvolvimento do projeto, permitindo que suas respectivas famílias possam participar das atividades e também recebam informações sobre a temática aplicada.

     Dessa forma, o objetivo do projeto é proporcionar a alunos da UNIRIO uma vivência docente relacionada a educação ambiental e práticas interdisciplinares para serem aplicadas dentro e fora da universidade. Além disso, como objetivo o projeto visa mostrar aos alunos das escolas a relação entre os conteúdos proporcionando uma aprendizagem significativa.

Colaboradores externos:

Profa. Flávia Gomes de Abreu Siqueira (IFF- Campos) – Co-orientadora

 

Parceiros Externos / Parcerias com a Comunidade:  

Escola Municipal Alberth Barth

Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes)

Escola Municipal Minas Gerais

 

Bibliografia

[1]   J.M. Fão, F.C. Zaluski, F. Zanardi, R. Kohler, A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE Westphalen, Frederico Rs, Rev. Livre Sustentabilidade e Empreendedorismo. 5 (2020) 108–123. http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/294/302.

[2] I. C. A. Fazenda, Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

[3]   D. Tomio, A.R. de Silva, M.C. Lopes, R.A. Pereira, T. Laureth, J.L. Krug, B. Hamann, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM ESPAÇO HÍBRIDO, Rev. Conex. UEPG. 16 (2020) 1–13. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.13715.010.