Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novas produções de docente do IBIO

Novas produções de docente do IBIO

Logo IBIODivulgamos as recentes produções do professor Elidiomar Ribeiro da Silva do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (IBIO-UNIRIO). Ele é professor associado ao Departamento de Zoologia, responsável pelo Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural. Tem carreira centrada no estudo da taxonomia e biodiversidade das espécies ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro, especialmente às das ordens Ephemeroptera e Hemiptera. Atualmente vem se dedicando ao estudo da presença simbólica de animais nas mais diferentes manifestações culturais, com desdobramentos na divulgação científica, nos processos de ensino-aprendizagem e na preservação da biodiversidade.

Sua mais recente produção é a participação no podcast Silvestres do Fauna News,  um dos mais destacados portais em defesa da biodiversidade brasileira. Uma vez ao mês participará do quadro Fala, Professor, de até 5 minutos. Esse episódio do podcast trata de tráfico de animais pela internet. A fala do professor Elidiomar trará sempre a fauna brasileira como tema principal, nesse episódio comenta a presença de uma onça parda em Ilha Grande, RJ.  O podcast Silvestres pode ser ouvido em todas as plataformas, ouça agora pelo .

O professor também produziu o Cordel ao Gambá inspirado em sua participação na banca de defesa da monografia do discente Jefferson Santos (bacharelado em Ciências Biológicas). Nessa participação soube por meio de Laura Cordioli (aluna formada pelo IBIO e componente da banca) que a observação de moscas foi determinante para que se encontrasse a carcaça de um gambá, infelizmente morto no Campo de Santana, em meio ao caos urbano do Centro do Rio de Janeiro. O cordel foi "uma singela homenagem ao pequeno herói marsupial e a todos os bichos que ousam tentar sobreviver a nós." O cordel foi publicado na edição de estreia da revista do Coletivo Editorial Literabooks.