Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novas produções de Docente do IBIO

Novas produções de Docente do IBIO

Logo IBIO

Divulgamos as recentes produções vinculadas ao Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (IBIO-UNIRIO).

Foi lançado o livro Práticas investigativas em Etnobotânica: distintos olhares, afins encontros, organizado por Eraldo Medeiros Costa Neto e Ligia Silveira Funch, da Universidade Estadual de Feira de Santana. O professor do IBIO Elidiomar Ribeiro da Silva foi autor de um capítulo,Flores com nome de bicho, bichos com nome de flor
O resumo do capítulo é: "O nome comum de uma entidade biológica indica qualquer ser pertencente a uma unidade taxonômica ou prática. Opõe-se ao nome científico ou taxonômico, que designa, dentro de regras previamente estabelecidas, um determinado ser. O fato é que, enquanto a nomenclatura científica é fixa, os nomes comuns variam entre os idiomas e regiões – ou mesmo dentro de uma determinada localidade. Brincando com as possibilidades que essa associação oferece, foram inventariados 25 nomes comuns referenciados a plantas com flores marcantes e que sejam, de alguma forma, ao menos parcialmente alusivos a animais, bem como o inverso."
Além do capítulo, o professor do IBIO Elidiomar Ribeiro da Silva teve mais um texto publicado na coluna "Invertebrados" do Fauna News, um dos mais destacados portais em defesa da biodiversidade brasileira. O artigo Falando de insetos no fim do verãotexto de número 35 na coluna, publicado esse mês.