José da Costa
Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003) e Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO (1997), José Da Costa é líder do Grupo de Pesquisa Formas e Efeitos, Fronteiras e Passagens na Linguagem Teatral, bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1 B do CNPq e Professor Associado Nível 4 da UNIRIO, instituição em que atua na Escola de Teatro (Graduação) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Seus temas preferenciais de pesquisa estão ligados à dramaturgia e à cena contemporâneas, mas principalmente ao teatro brasileiro do presente, no que tange aos modos de subjetivação por ele agenciados e ao seu teor político, bem como à experiência do comum (cotidiano e comunitário) nas artes da cena, privilegiando as formas da revolta, do desvio e da rebeldia em relação ao senso comum. É autor de diversos ensaios publicados em periódicos especializados (como a Revista Sala Preta, da ECA/USP, a argentina Telondefondo, as francesas Théâtre/Public e Incertains Régards e a portuguesa Sinais de Cena) e em livros coletivos (a exemplo dos seguintes: org. de Luiz Cláudio da Costa - Dispositivos de Registro na Arte Contemporânea, Rio de Janeiro: Contracapa / FAPERJ, 2009; org. de Maria Helena Werneck e Maria João Brilhante - Texto e Imagem: Estudos de Teatro, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009; org. de Angela Leite Lopes - Novorina em Cena, Rio de Janeiro: 7Letras, 2011; org Alex Beigui e Bya Braga - Treinamento e Modos de Existência, Natal: EDUFRN, 2013; org de Sílvia Fernandes - Antônio Araújo et le Teatro da Vertigem, Aix-en-Provence: 2016; org. de Óscar Cornago, Sílvia Fernandes e Julia Guimarães - O Teatro Como Experiência Pública, São Paulo: HUCITEC, 2019; org. de Yannick Butel - La Critique: Un Art de la Rencontre, Aix-en-Provence: Presses Universitaires de Provence, 2019 ). Lançou, em Paris, o livro digital L?Espace du Commun: Le Théâtre de Christiane Jatahy, que foi escrito em parceria com a encenadora e teve edição bilíngue em francês e português (Publie.Net, 2016). É também autor do livro individual intitulado Teatro Contemporâneo no Brasil: Criações Partilhadas e Presença Diferida (Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora 7LETRAS,2009). Tem apresentado palestras em várias Universidades do exterior, como Universidade Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colômbia), a Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (Paris, França), Universidade de Picardie Jules Verne (Amiens, França), Universidade de Lisboa, Universidade de Évora (Portugal), Université Aix-Marseille, como tem participado de missões de representação institucional e de pesquisa em diferentes países. É parecerista Ad hoc da FAPERJ, FAPESP, CNPq e CAPES. José Da Costa exerceu os seguintes cargos de gestão na UNIRIO: Coordenador do Programa de Pós-Graduação e do Doutorado em Artes Cênicas (2015-2018), Vice-Reitor (2011-2015), Decano do Centro de Letras e Artes (2009-2011), Diretor da Escola de Teatro (2005-2009) e Chefe do Departamento de Teoria do Teatro (2003-2005). Da Costa possui também experiência como diretor teatral, tendo criado e dirigido projetos teatrais como o Grupo Mergulho no Trágico (Rio de Janeiro: 1988-1994) e o Núcleo de Investigação Teatral do Departamento Cultural da UERJ (1998-2000), no qual atuou como encenador e dramaturgo sob a direção geral de Nanci de Freitas.