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Linhas de pesquisa e Fluxogramas

O Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO estrutura-se em uma área de concentração - História Social - e três linhas de pesquisa, com as seguintes grades de disciplinas:

Instituições, Poder e Ciências

por Juliana Marques — última modificação 22/12/2014 10h28 — Histórico

A linha Instituições, Poder e Ciências entende que as instituições abrangem usos socialmente reconhecidos que regem interações de grupos e associações estruturadas a partir das relações que constroem entre si e com o Estado. São consideradas a partir de interfaces com estruturas de poder e com a sociedade, sendo valorizadas as redes nas quais estão inseridas e mecanismos de controle social para além de modelos tradicionais. O poder é percebido na perspectiva relacional por meio da qual os agentes sociais atuam e interagem legitimando e interiorizando valores e regras. As relações entre poderes e grupos sociais/indivíduos são apreendidas a partir das disputas por hegemonia. A ciência é compreendida a partir de seu processo de institucionalização envolvendo desde a criação de institutos de pesquisa até o complexo jogo entre a construção de teorias, as novas tecnologias e a sociedade. A interface entre instituições, poder e ciências permite a análise de processos de produção de legitimidade na sua pluralidade social e historicidade.

Disciplinas do Mestrado

(O Estágio docência poderá ser realizado em qualquer momento do curso)

Quarto Semestre


Disciplinas do Doutorado

O Estágio Docência pode ser feito em qualquer semestre, mas sugere-se a sua realização no sexto semestre.
Primeiro Semestre
  • Eletiva
  • Teoria da História (somente para os que não cursaram mestrado em História)
  • Seminário de Pesquisa em Instituições, Poder e Ciências I
Segundo Semestre
  • Tópicos Especiais em Instituições, Poder e Ciências
  • Seminário de Pesquisa em Instituições, Poder e Ciências II
Terceiro Semestre
  • Seminário de Pesquisa em Instituições, Poder e Ciências III
Quarto Semestre
  • Seminário de Pesquisa em Instituições, Poder e Ciências IV
Quinto Semestre
  • Seminário de Tese em Instituições, Poder e Ciências I
  • Exame de qualificação
Sexto Semestre
  • Seminário de Tese em Instituições, Poder e Ciências II
Sétimo Semestre
  • Seminário de Tese em Instituições, Poder e Ciências III
Oitavo Semestre
  • Defesa de Tese
  • Seminário de Tese em Instituições, Poder e Ciências IV
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Cultura, Poder e Representações

por Juliana Marques — última modificação 22/12/2014 10h29 — Histórico

A linha Cultura, poder e representações compreende a cultura como um sistema de símbolos compartilhados pelos grupos sociais, traduzido como vivências e representações entendidas como códigos, valores, discursos e saberes que dão sentido às ações, apreendem e estruturam o mundo, sejam individual ou coletivamente construídas. Considera-se que as ações sociais são simbolicamente referidas, por meio de crenças, sensibilidades, visões de mundo que configuram a sociedade. As representações assumem formas diversas e são historicamente construídas e reconstruídas. O poder, na perspectiva cultural, é considerado através das construções identitárias, institucionais e sociais que marcam o conjunto das relações entre os grupos nos diversos níveis da sociedade. São valorizadas formas de negociação e conflitos entre o oficial/formal e o popular/informal; as possibilidades de recepção, apropriação, troca, desvio, recriação pela sociedade dos discursos e saberes (estatais, religiosos, filosóficos, jurídicos, científicos e outros) ao longo do tempo.

Disciplinas do Mestrado

(O Estágio docência poderá ser realizado em qualquer momento do curso)

Quarto Semestre

Disciplinas do Doutorado

 

Primeiro Semestre
  • Eletiva
  • Teoria da História (somente para os que não cursaram mestrado em História)
  • Seminário de Pesquisa em Cultura, Poder e Representações I
Segundo Semestre
  • Tópicos Especiais em Cultura, Poder e Representações
  • Seminário de Pesquisa em Cultura, Poder e Representações II
Terceiro Semestre
  • Seminário de Pesquisa em Cultura, Poder e Representações III
Quarto Semestre
  • Seminário de Pesquisa em Cultura, Poder e Representações IV
Quinto Semestre
  • Seminário de Tese em Cultura, Poder e Representações I
  • Exame de qualificação
Sexto Semestre
  • Seminário de Tese em Cultura, Poder e Representações II
Sétimo Semestre
  • Seminário de Tese em Cultura, Poder e Representações III
Oitavo Semestre
  • Defesa de Tese
  • Seminário de Tese em Cultura, Poder e Representações IV
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Patrimônio, Ensino de História e Historiografia

por Juliana Marques — última modificação 22/12/2014 10h31 — Histórico

A linha Patrimônio, Ensino de História e Historiografia entende que a História é produzida, disseminada e apreendida em diversos meios, lugares e momentos, através de diferentes formas de expressão, e a historiografia é uma narrativa esteticamente estruturada, capaz de atingir a sensibilidade de públicos não envolvidos com instituições de produção do conhecimento. Nesse sentido, esta linha desenvolve estudos sobre as formas, estratégias e necessidades de elaboração do passado, por meio do patrimônio cultural, da escrita da História e do ensino de História, com reflexões sobre a patrimonialização de bens culturais como formas de narrar, expor e dar visibilidade ao passado. Propõe também estudos de formas narrativas empregadas na apresentação de temáticas históricas para se compreender as maneiras das sociedades elaborarem seu passado. Dedica-se, ainda, à história pública, visando refletir sobre o exercício historiográfico dentro e fora da sala de aula, em espaços de produção de memória, meios de comunicação, áreas de produção artística e outros espaços.

Disciplinas do Mestrado

(O Estágio docência poderá ser realizado em qualquer momento do curso)

Quarto Semestre


Disciplinas do Doutorado

 

Primeiro Semestre
  • Eletiva
  • Teoria da História (somente para os que não cursaram mestrado em História)
  • Seminário de Pesquisa em Patrimônio, Ensino de História e Historiografia I
Segundo Semestre
  • Tópicos Especiais em Cultura, Poder e Representações
  • Seminário de Pesquisa em Patrimônio, Ensino de História e Historiografia II
Terceiro Semestre
  • Seminário de Pesquisa em Patrimônio, Ensino de História e Historiografia III
Quarto Semestre
  • Seminário de Pesquisa em Patrimônio, Ensino de História e Historiografia IV
Quinto Semestre
  • Seminário de Tese em Patrimônio, Ensino de História e Historiografia I
  • Exame de qualificação
Sexto Semestre
  • Seminário de Tese em Patrimônio, Ensino de História e Historiografia II
Sétimo Semestre
  • Seminário de Tese em Cultura, Poder e Representações III
Oitavo Semestre
  • Defesa de Tese
  • Seminário de Tese em Cultura, Poder e Representações IV