Você está aqui: Página Inicial / Seminário em Ecoturismo e Conservação / II Seminário em Ecoturismo e Conservação

II Seminário em Ecoturismo e Conservação

Cover_PPGEC_EX

II Seminário Ecoturismo e Conservação

"Caminhos do ecoturismo - pandemia e resistências"

6 e 7 de dezembro de 2021

Gravações do evento disponíveis no nosso Canal do YouTube

Acesse o número especial com as Comunicações Orais do evento

06/12 – segunda-feira

Manhã (https://www.youtube.com/watch?v=cv9PgUvCXf0)

9h: Mesa de abertura - Os cinco anos de história do PPGEC - Profa. Dra. Laura Sinay (UNIRIO); Prof. Dr. Daniel Fonseca de Andrade (UNIRIO); Prof. Dr. Carlos Augusto Assumpção de Figueiredo (UNIRIO)

Minicursos (10h-12h) - os links dos minicursos serão disponibilizados por e-mail para os(as) inscritos(as)

Curso 1: Aplicação de matriz SWOT no planejamento da observação de Aves em unidades de conservação no Estado do Rio de Janeiro (Graziele Noronha dos Santos – Mestra em Ecoturismo e Conservação; Rodrigo M. Vilani - PPGEC)

Curso 2 (assíncrono): Unidades de Conservação: olhares sobre desafios e possibilidades ecoturísticas (Camila Reis – Mestra em Ecoturismo e Conservação; Profa Dra. Luiza Ponciano – PPGEC; mestrandos PPGEC: Annika Camara, Bernardo de La Vega, Hanna Cruz, Ítalo Paula Casemiro, Sara Muranka; pesquisadores integrantes do Grupo de Estudos Saberes de Fresta: Lidiane Santos - Biologia / UFRJ; Daniel Mendes - Ciências Sociais / UFRJ).

Tarde (https://www.youtube.com/watch?v=eJCp_wAfQxA)

13h: Palestra de abertura - Análise da evolução do Ecoturismo e outros segmentos derivados - Prof. Dr. Zysman Neiman (UNIFESP)

14h: Palestra - Lazer, cidade e direitos sociais em tempos neoliberais: desafios em tempos de avanço conservador - Prof. Dr. Marcelo Melo (UFRJ)

15h: intervalo

15h20m: Mesa redonda - Turismo da Reforma Agrária - Maria Celeste Lustosa e Priscila Araújo (MST)

16h20m: Mesa redonda - Conflitos Ambientais e Sociedades de Risco - Cris Faustino (Assistente Social, feminista negra e ambientalista, Conselho Estadual de Direitos Humanos do Ceará); Profa. Dra. Raquel Giffoni Pinto (UFF); Ivaneide Bandeira Cardozo (Mãe indigenista, historiadora, Coordenadora de Projetos da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé no estado de Rondônia)

17h: encerramento

07/12 – terça-feira

Manhã (https://www.youtube.com/watch?v=c6SAQaaIuYc)

9h: Mesa redonda - Ideias para Adiar o Fim do Mundo: O TBC e a Educação Ambiental de Base Comunitária como Alternativas Contra Hegemônicas - Prof. Dr. Marcelo Vilela de Almeida (USP); Prof. Dr. Celso Sanchez Pereira (UNIRIO); Santiago Bernardes (Caiçara, escritor, biólogo,  articulador em Ubatuba do Fórum de Comunidades Tradicionais Angra-Paraty-Ubatuba-FCT, membro da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras-CNCTC)

Minicursos (10h-12h) - os links dos minicursos serão disponibilizados por e-mail para os(as) inscritos(as)

Curso 3: Pedagogias Contracoloniais extra-muros: o Racismo Ambiental na apropriação dos saberes automediados (Camila Reis Tomaz – Mestra em Ecoturismo e Conservação; Prof. Dra. Luiza Ponciano – PPGEC; Leonardo Ramos Cruz – Mestre em Ecoturismo e Conservação; Pammella Casimiro de Souza - Ciências Ambientais / UNIRIO; Daniel Mendes - Ciências Sociais / UFRJ)

Tour virtual  pelas favelas Rocinha, Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, e Babilônia e Chapéu Mangueira (Márcia Souza do Museu de Favela, Antônio Firmino do Museu Sankofa Memória e História da Ricinha e Dinei Medina da Revolusolar com mediação de Camila Moraes - Unirio, Bernardo de La Vega - Unirio, Isabella Rega - Universidade de Bournemouth, Juliana Mainard-Sardon - Universidade de Bournemouth - e Fabian Frenzel - Universidade de Oxford Brookes; Tradução simultânea de Thiago Dargains).

Tarde (https://www.youtube.com/watch?v=xyssyzIeibg)

13h: Palestra - Produtos técnicos e artísticos do PPGEC - Profa. Dra. Luiza Ponciano (UNIRIO)

14h: Mesa redonda - Parcerias em Áreas Protegidas - Profa. Paula Brumatti (IFRN); Alaildo Malafaia (Cooperativa Manguezal Fluminense); Cecília Vilhena (IEF-MG)

15h30min: Mesa de Encerramento - Importância e aplicabilidade das pesquisas em Ecoturismo e Conservação - MSc. Manuela Tambelini (INEA); Prof. Dr. Cristian David Plaza Pérez e Profa. Dra. Lillyam López de Parra (Universidad de la Amazonia, Colômbia)

Encerramento (16h30m) – apresentação musical

Música Ecoturismo e Conservação (Max Prates e Rodrigo Vilani)

Max Prates (voz); Josimar Figueira (Violão); Robinson Willians Simões Lopes Junior - Biño lopez (Percussão).

Comissão organizadora

Rodrigo Machado Vilani (Coord. Geral)

Andressa dos Santos Dutra

Arthur da Silva Neves