Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio

Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio

Site oficial da PPG-PMUS - UNIRIO / MAST

Notícias Atualizações Eventos

Confira os Anais do ENANCIB 2019

 
    Veja as notícias do PPG-PMUS
Veja o EDITAL do Processo Adicional
para o Mestrado (em curso)
Veja a programação de eventos

 

MESTRADO INTERINSTITUCIONAL- MINTER, junto à Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Para aprimorar a qualidade de ensino e reunir mestres em Museologia em regiões do Brasil afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS - UNIRIO/MAST) torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo discente para turma de Mestrado Interinstitucional – MINTER junto à Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

São oferecidas 15 vagas e as inscrições vão até o dia 10 de setembro de 2019, e devem ser realizadas diretamente no Memorial da Medicina da UFPE.

Clique AQUI para ver o Edital e ter acesso à Ficha de Inscrição

Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos diplomados em quaisquer Cursos de Graduação oficialmente reconhecidos pelo MEC, dentro e fora do território brasileiro – que sejam servidores públicos vinculados à UFPE.

É a primeira vez que se faz esse tipo de iniciativa no país no campo da Museologia e do Patrimônio, e o procedimento é previsto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

______________________________________________________________________________________________________________________________


O Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio é fruto da parceria entre a UNIRIO e o MAST. Está inserido na área de conhecimento da Comunicação e Informação da CAPES e oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Museologia e Patrimônio, tendo como objetivo formar profissionais de alto ní­vel para a pesquisa, comprometidos com o avanço do conhecimento na área. 

Trata-se de Programa acadêmico, aberto a profissionais com formação em diferentes campos do conhecimento - com experiência e/ou interesse em Museologia e Patrimônio. Foi o primeiro Programa stricto sensu em Museologia criado no Paí­s, tendo sido implantado a partir de maio de 2006, funcionando desde agosto daquele ano na modalidade Mestrado. Em dezembro de 2010, foi aprovada pela CAPES a implantação do Doutorado - iniciado a partir de agosto de 2011.

As pesquisas e disciplinas do PPG-PMUS estruturam-se na área de concentração "Museologia e Patrimônio", organizada em duas Linhas de Pesquisa:"Museus e Museologia" e "Museologia, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável".


Seminário Museologia e Arte e Viagem de Estudos - Cidades Históricas de MG

Entre os dias 1º e 5 de agosto foi realizado o SIMPÓSIO INTERNACIONAL MUSEOLOGIA E ARTE: ASPECTOS MATERIAIS E IMATERIAIS DO PATRIMÔNIO, em comemoração ao XIII Aniversário do PPGPMUS e VIII Aniversário do Doutorado.

No dia 1º de Agosto, no Museu do Amanhã, foram realizadas Conferências Magistrais da Profa. Dra. Maria Isabel Roque (Universidade Católica, Lisboa, Portugal), do Prof. Dr. Eduardo Pires de Oliveira – IHA/FL (Universidade de Lisboa, Portugal), da Profa. Dra. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira (Profa. Visitante, PPG-PMUS), do MsC. Julio Cézar Neto Dantas, Diretor, Museu de Arte Sacra de Paraty (Doutorando em Museologia e Patrimônio, PPG-PMUS) e do Prof. Dr. José Ligiero (PPGA / CLA). 

No dia 2 de agosto foi ministrado o Workshop – Arte e Informação: documentando registros materiais e imateriais da Arte com as novas tecnologias, pela  Profa. Dra. Dalia Guerreiro da Universidade de Évora.

No mesmo dia, o Ônibus da Unirio levou os participantes do Simpósio, entre eles os alunos do Mestrado e Doutorado do PPGPMUS, para São João Del Rei, quando foi dado início à VIAGEM DE ESTUDOS – CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS.

Foram visitadas as cidades de São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas e Outro Preto, passando pelas igrejas históricas do Barroco e Rococó em Minas Gerais e os Museus da Liturgia (Tiradentes) e do Oratório (Ouro Preto). As visitas foram acompanhadas pelos professores convidados pelas Professoras do PPGPMUS, Prof.ª Drª. Tereza Scheiner e Prof.ª Dr.ª Heleza Uzeda.  


08 e 09 de JUNHO DE 2019 RJ

VIAGEM DE ESTUDOS À CIDADE HISTÓRICA DE PARATY, RJ

COMEMORAÇÕES DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

O Programa de Pós-Graduação realizou Viagem de Estudos à Paraty para participar da Festa do Divino ( 8 e 9 de junho de 2019)

 

O doutorando PPG-PMUS, Julio Dantas, Diretor do Museu de Arte Sacra de Paraty abre - para os alunos do Programa e para o Cônsul da Espanha no Rio de Janeiro,  Luis Prados Covarrubias - um dos Passos da Paixão das ruas da cidade (09 de junho de 2019) 

 

Os alunos PPG-PMUS na volta da Viagem de Estudos à Paraty

 

________________________________________________________________________________________________________________________________

IX ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA /XI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO COM A GRADUAÇÃO

23 e 24 de MAIO DE 2019 – CIDADE HISTÓRICA DE VASSOURAS, RJ

 

Os alunos de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio visitando a Casa da Hera, na cidade histórica de Vassouras (Maio de 2019)