Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial

Curso de Pós-Graduação em Enfermagem nos Moldes de Residência

A Especialização em Área Profissional hoje se impõe e se difunde em todos os países para o aprofundamento e construção do conhecimento nas várias áreas do saber. É possível observar que torna impossível proporcionar habilitação completa e adequada, para muitas carreiras, nos limites dos Cursos de Graduação.Foto da Página Inicial - 28-02-2018.jpg

De acordo com o Anteprojeto de Lei nº 5.905/73, art. 10, a Residência em Enfermagem é uma Modalidade de Pós-Graduação lato Sensu destinada a Enfermeiros, na forma de Curso de Especialização, sob a responsabilidade de uma Universidade, Instituto de Ensino Superior de Enfermagem ou Instituto de Pesquisa Público ou Privado, caracterizada pelo aprofundamento de conhecimento científico e proficiência técnica, decorrentes de educação em serviço, em regime de tempo integral.

A Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.077/2009, art. 1, cita que a Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde constituem modalidades de ensino de Pós-Graduação lato Sensu, destinadas às profissões da saúde, sob a forma de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais e duração mínima de 2 (dois) anos.

Assim é concebida a especialização em serviço, devido a sua reconhecida e fundamental importância para a formação profissional. Portanto, o Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, sob a Forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, traz uma proposta de formação de Enfermeiro crítico, reflexivo e compromissado com a qualidade da assistência prestada ao cliente e à sociedade.

É possível visualizar os impactos que o Curso traz para a formação de Enfermeiros e ao trabalho em saúde, por enfatizar a construção de uma formação em serviço com características acadêmicas e profissionais, estabelecendo duas faces que se unem: o fortalecimento da prática com conteúdos científicos e a ampliação da experiência.

A proposta diferencia no seu empreendimento que, em parceria com as Instituições de Saúde do Ministério da Saúde, da Marinha do Brasil e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro/RJ, busca atender aos avanços e às políticas de saúde, considerando que o mundo de hoje só se sustenta com alianças, com ações interinstitucionais e com parcerias diversas.

O triplo movimento criado para este Curso nos Moldes de Residência em Enfermagem é trabalhar se especializando, se especializar pesquisando e pesquisar trabalhando, a fim de produzir conhecimento de ações concretas da realidade.

Enfim, o Curso nos Moldes de Residência em Enfermagem pretende que os Enfermeiros Residentes participem de uma movimentação por mudanças, deixando de ser meros executores de procedimentos para atuar como parceiros no cuidado às pessoas e à população e como atores estratégicos à qualificação da rede de serviços e da gestão do sistema de saúde.