Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / A ordem dos mortos e dos não-nascidos: roteiros de um diálogo possível entre a criação teatral contemporânea e o movimento simbolista brasileiro e europeu.

A ordem dos mortos e dos não-nascidos: roteiros de um diálogo possível entre a criação teatral contemporânea e o movimento simbolista brasileiro e europeu.

Coordenador: Walder Gervásio Virgulino de Souza

Descrição: Linha de Pesquisa: PMC - Processos e Métodos da Criação Cênica. Objetivos e ponto de partida: tendo percebido, ao longo dos estudos necessários à conclusão da tese de doutoramento em 2002 e de pesquisas anteriores, a importância do tema da morte e a seriedade ou leveza com que os poetas dramáticos o tratavam ao longo da história da humanidade, mas principalmente do papel indiscutível e paradoxal que o tema passou a assumir em jogos teatrais propostos por diferentes encenadores contemporâneos, decidi, ao longo dos últimos anos, aprofundar, através da pesquisa, a análise das várias formas de dramaturgias do desvio, no sentido que lhe são atribuídas pelo teórico francês Jean-Pierre Sarrazac. Com essa orientação, entre abril de 2012 e dezembro de 2014, concluí a Quarta Parte da Etapa II da Pesquisa, que intitulei "Caminhos a seguir entre a liberdade de Lenz, a reclusão de Schreber e as diferentes questões levantadas por Segismundo e seus duplos na obra de Calderón de la Barca". Logo a seguir, iniciei o levantamento dos elementos necessários à continuação da pesquisa, no que vim a considerar como a Primeira Parte de sua Etapa III, intitulada “A Biopolítica e a questão das alegorias no teatro de Cervantes”. Esta Parte da pesquisa deverá estar concluída em dezembro de 2015. Como resultados práticos das partes da pesquisa realizadas entre 2012 e 2014, devem ser considerados o texto de minha autoria incluído no livro Potências e Práticas do Acaso, editado pela Garamond em 2012, e os dois cursos que ofereci ao PPGAC (Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) da UNIRIO nos dois semestres do ano letivo de 2014.