Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Leandro Pierre da Conceição

Leandro Pierre da Conceição

Orientador: Prof. Wanderson Fernandes de Carvalho

Título:

DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS E/OU NÃO UTILIZADOS: Sabemos o que fazer? Estudo de caso entre os ALUNOS DAS ÁREAS DE EXATAS E AMBIENTAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO).


Banca Examinadora:
Prof. Wanderson Fernandes de Carvalho  (Orientador - UNIRIO)
Prof. Vinicius P. Israel (Co-orientador - UNIRIO)
Prof. Carlos A. Figueiredo (UNIRIO)
Prof. Rafael da R. Fortes (UNIRIO)

 

Data: 20/12/2018 às 14h                                                                                      Local: a definir

Resumo:

 Recentemente, o monitoramento de resíduos fármacos no meio ambiente tem ganhado atenção, uma vez que muitas dessas substâncias vêm sendo, frequentemente, encontradas em mananciais naturais e em efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto.  Os medicamentos, após expirar o prazo de validade, devem ser inutilizados e descartados corretamente, para impedir problemas de saúde pública e ambientais. Este ensaio objetivou avaliar o conhecimento de estudantes do Instituto de Biociências (IBio) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como um estudo de caso acerca do descarte de medicamentos e dos impactos de um descarte inadequado. Além disso, este estudo tenciona apresentar, de forma estruturada, uma compilação de informações sobre os riscos ambientais do descarte inadequado de fármacos. Fornecendo assim, um material capaz de informar e sensibilizar a sociedade, através da comunidade acadêmica, sobre os possíveis danos ambientais e à saúde pública, do descarte indevido dessas substâncias no lixo residencial e esgotos, contribuindo para a redução desta prática indevida.