E-book | Encenação e Performance Afro-Ameríndia
𝐃𝐢𝐯𝐮𝐥𝐠𝐚çã𝐨
O livro Encenação e Performance Afro-Ameríndia está disponível no formato de E-book no repositório Horus da biblioteca central da UNIRIO.
Trata-se de uma revisão e análise dos mais importantes espetáculos pesquisados, concebidos e encenados com estudantes de graduação e pós- graduação da Unirio e artistas convidados desde 1989 quando Zeca Ligiéro começou a trabalhar no Departamento de Direção como professor de Prática de Montagem e, posteriormente, criou o Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias - Nepaa (1998). Muitos desses espetáculos participaram de festivais, mostras, em outras cidades e países da América Latina. Ao final do livro, estão incluídas as dramaturgias resultantes dos processos de trabalho.
Denise Zenicola, professora doutora do PPGAC-UNIRIO, da UFF e da Faculdade Angel Vianna, disse sobre o livro: "o processo de criação do material escrito em profunda adaptação às circunstâncias modernas, feitas pelo diretor, sempre respeitam a fonte original. Isto é, evidencio a capacidade de se acatar ao máximo o fruto das pesquisas sejam sob a forma de entrevista, tradição oral, dados históricos, biografias, iconografias e ou audiovisual. Sem incluir motivações psicológicas, os tratamentos das obras textuais para a cena assemelham-se mais às preocupações com os arquétipos, inscritos naquele território em que o homem indaga sobre o sentido de seu destino. O que sempre me chamou a atenção foram os caminhos encontrados no fazer simultâneo, uma adesão de contribuição consistente que envolvia a pesquisa conceitual, a prática laboratorial, a criação textual em harmonia para a produção cênica. A procura do gosto estético dos atores, incentivado pelo diretor, sempre foi uma fonte instigante para laboratórios de treinamento e pesquisa de movimento para as cenas. Era tal 5 a proliferação criativa que era difícil cortar, selecionar o caminho mais eficiente para esta ou aquela cena".
#unirio #cultura #culturaunirio #claunirio #culturabrasileira #culturapopular #universidade #neepa