Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Raízes e Rumos está com chamada aberta para textos sobre a Curricularização da Extensão

A curricularização da extensão foi definida no Plano Nacional de Educação (PNE) e regulamentada por uma resolução do Ministério da Educação em 2018. Ela prevê, entre outras questões, que até o ano que vem 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação devem ser compostos por atividades de extensão. Em instituições de todo país, a meta já vem sendo discutida e implantada, embora de modo descentralizado e em estágios diferentes entre as universidades.

A demanda pela curricularização da extensão parte do entendimento de que a Extensão Universitária é uma dimensão da educação que pode articular de forma potente o ensino e a pesquisa, fortalecendo a construção conjunta de saberes com a sociedade. Neste sentido, o processo de creditação da extensão pode levar a uma transformação importante nas maneiras de se pensar, criar e organizar os componentes curriculares.

Com o objetivo de fomentar as reflexões sobre a criação desse novo paradigma na educação brasileira, a Raízes e Rumos abre chamada para artigos e relatos de experiência com o tema A curricularização da Extensão Universitária: avanços e desafios. Receberemos textos que abordem descrições de como o processo foi ou está conduzido nas instituições, pretensões e resultados para graduandos envolvidos na extensão, contribuições desejadas para a futura atuação profissional dos alunos, resultados de experiências já avançadas de creditação, entre outros aspectos relacionados.

A Raízes e Rumos receberá os textos até o dia 10 de março de 2023, pelo site: RAÍZES E RUMOS (unirio.br)

« Maio 2024 »
month-5