UNIRIO receberá acervo de livros da Universidade Gama Filho
Após decretar falência e encerrar suas atividades, em 2016, a Universidade Gama Filho (UGF) deixou para trás uma biblioteca com milhares de títulos, das mais diversas áreas do conhecimento -- incluindo coleções de obras de referência em edições internacionais, difíceis de serem adquiridas no Brasil.
Toda essa riqueza científica e cultural ficará agora aos cuidados da UNIRIO. O reitor Ricardo Cardoso assinou, no início de agosto, um acordo com representantes da empresa responsável pela administração da massa falida para a doação do acervo bibliográfico.
A diretora da Biblioteca Central da UNIRIO, Márcia Valéria Brito Costa, disse que o interesse pelo acervo era antigo, principalmente no que se refere a títulos esgotados no mercado, difíceis de se adquirir em processos de compra. "Inicialmente era esse o objetivo, porém uma visita ao local mudou nossa intenção. Percebemos que o acervo, apesar de estar muito sujo, realmente tem muita coisa boa para nosso uso e para comunidade como um todo", explicou.
O processo de negociação com a empresa Licks Associados teve início formalmente no mês de junho, e contou com a participação, pela UNIRIO, da diretora da BC, do vice-reitor da Universidade, Benedito Adeodato, e do professor José Gabriel Assis de Almeida, do Centro de Ciências Jurídicas e Política (CCJP). Uma equipe do Sistema de Bibliotecas da UNIRIO visitou mais de uma vez o prédio da UGF, localizado no bairro da Piedade, para avaliar as condições do acervo.
"Já fizemos a retirada de alguns dos volumes mais valiosos, mas ainda tem muito material para ser retirado. Calculei o quantitativo na ordem de mais de 100 mil volumes em bom estado. Não tenho como precisar o número de títulos, mas é significativo", observou Márcia Valéria. Ela destaca que parte do acervo de obras raras da Coleção Marcelo Caetano e outros acervos especiais foram doados, antes do acordo com a Universidade, para o Real Gabinete Português de Leitura.
Para a diretora da BC, a comunidade da UNIRIO será beneficiada com o enriquecimento do acervo em novos títulos e aumento de exemplares já existentes. Ela ressalta que os livros que não forem pertinentes às áreas de conhecimento da Universidade poderão ser repassados para outras instituições federais de ensino superior, conforme previsto no acordo de doação.