UNIRIO participa de reunião da Comissão de Educação da Câmara do Rio sobre Bilhete Único Universitário
A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores do Rio se reuniu, nesta segunda-feira (22), com a Prefeitura do Rio, o Ministério Público, alunos, movimentos estudantis e gestores de universidades, para buscar alternativas à suspensão do Bilhete Único Universitário. Criado em 2014, com a garantia da gratuidade de passagens para estudante de baixa renda, o benefício continua suspenso desde março de 2020, quando foram decretadas medidas restritivas por conta da pandemia, com a suspensão das atividades presenciais.
O evento foi realizado no no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Representando a UNIRIO, estiveram presentes o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Carmen Irene de Oliveira. Entre os participantes também estiveram o Dr. Rogério Pacheco, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação, Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes, e Jean Caris, subsecretário de Planejamento e Acompanhamento de Resultados.
Com a mediação do vereador Tarcísio Motta, debateram-se diferentes possibilidades para a criação de uma alternativa temporária ao Bilhete Único, até que seja finalizado o resultado da licitação para a bilhetagem eletrônica. A reunião terminou com o comprometimento entre a Secretaria Municipal de Transporte e a Procuradoria, intermediada pela Comissão de Educação da Câmara, para buscar uma solução.