UNIRIO participa da 13ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta
Entre os dias 10 e 12 de outubro foi realizada em Maputo, Moçambique, a 13ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (Confoa). A UNIRIO participou do evento com a apresentação de trabalhos por parte de docentes e discentes dos programas de pós-graduação na área de Enfermagem.
A docente Maria Simone Menezes Alencar, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO), participou do trabalhos: Ciência aberta: considerações para a pesquisa na área da enfermagem; Publicações com resultados negativos: revisão integrativa sobre a ansiedade; e Repositórios de dados de pesquisa: critérios CoreTrustSeal.
Por sua vez, a docente Naira Christofoletti Silveira, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia em Espaço Hospitalar (PPGSTEH), contribuiu com os trabalhos: Caracterização de periódicos de acesso aberto relacionados à enfermagem na América Latina; e Relevância dos indicadores da Ciência Aberta no impacto dos periódicos da saúde.
Confoa
A Confoa reúne as comunidades dos países lusófonos que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes, como Acesso Aberto à Informação Científica e Dados de Investigação.
O evento em 2022 foi organizado pelo Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em conjunto com a Universidade Eduardo Mondlane.