Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO inaugura exposição sobre clóvis e bate-bolas no Museu de Folclore

UNIRIO inaugura exposição sobre clóvis e bate-bolas no Museu de Folclore

por Comunicação publicado 04/12/2025 16h03, última modificação 05/12/2025 10h29
Abertura acontece na próxima sexta-feira (5), com roda de conversa, cortejo das Brilhetas de Anchieta e programação gratuita ao público

A Escola de Museologia da UNIRIO, em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, inaugura nesta sexta-feira (5) a exposição Clóvis e Bate-Bolas: Nossa Turma Tá na Rua!, na Galeria Mestre Vitalino do Museu de Folclore. A mostra, que destaca a importância cultural dos tradicionais grupos de clóvis e bate-bolas do carnaval carioca, poderá ser visitada gratuitamente até o dia 22 de fevereiro de 2026.

A abertura da exposição contará com uma extensa programação. Às 13h, será realizada, na Biblioteca Amadeu Amaral, a cerimônia oficial de inauguração. Em seguida, às 14h, acontece a roda de conversa intitulada O que e quem está por detrás dessa máscara?, reunindo especialistas e integrantes de turmas de bate-bolas. Participam Sabrina Veloso, Edite Moraes, Vanessa Amorim, Gabriel Billy e Ednaldo Bruno Magia, que discutirão a história, a identidade e as práticas culturais que formam esse patrimônio imaterial carioca.

Às 15h30, o público poderá acompanhar a saída da turma das Brilhetas de Anchieta, que marcará o início da visitação à exposição na Galeria Mestre Vitalino. O evento será encerrado às 17h.

A mostra ficará aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Às segundas-feiras o espaço permanece fechado. A entrada é gratuita.

O Museu de Folclore fica localizado na Rua do Catete, 179, em frente à estação de metrô Catete.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio