UNIRIO e Museu Sankofa lançam Guia Turístico Digital sobre memória e turismo comunitário na Rocinha
A UNIRIO, por meio do projeto de inovação social e sustentável Destino inteligente tem memória e história: mobilizando o turismo de base comunitária na Rocinha, lança, no dia 16 de maio, o Guia Turístico Sankofa – Memória e História da Rocinha.
A iniciativa integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus e é resultado de uma parceria entre o Projeto de Extensão Observatório do Turismo em Favelas da UNIRIO e o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha. O evento de lançamento inclui uma visita guiada pela comunidade, às 14h, seguida da apresentação do novo portal digital no Auditório do Centro Rinaldo De Lamare, às 17h.
O Auditório do Centro Rinaldo De Lamare fica na Avenida Niemeyer, 776.
Saiba mais sobre o Guia Turístico Sankofa – Memória e História da Rocinha
A ferramenta digital, que contou com o apoio da Faperj, reúne mais de 20 pontos de interesse cultural e histórico da maior favela do Rio de Janeiro, promovendo o turismo de base comunitária.
O site do Museu Sankofa será a plataforma que hospeda o guia, oferecendo mapas interativos, exposições virtuais, áudios, vídeos e um tour digital. O percurso físico também ganhará mais de dez placas com QR codes que conectam o visitante às informações históricas de cada ponto.
Para a coordenadora do projeto, professora Camila Moraes (UNIRIO), o guia representa uma inovação ao integrar memória local, tecnologia e sustentabilidade. “Os destinos inteligentes valorizam não apenas a experiência do turista, mas principalmente o protagonismo das comunidades e sua capacidade de contar suas próprias histórias”, afirma.
Evento de lançamento do Guia Turístico Sankofa – Memória e História da Rocinha:
Dia: 16 de maio
Programação:
14h - Visita guiada pela Comunidade da Rocinha;
17h - Apresentação do novo portal digital, no Auditório do Centro Rinaldo De Lamare, na Avenida Niemeyer, 776.