Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO e Museu Sankofa lançam Guia Turístico Digital sobre memória e turismo comunitário na Rocinha

UNIRIO e Museu Sankofa lançam Guia Turístico Digital sobre memória e turismo comunitário na Rocinha

por Comunicação publicado 13/05/2025 15h07, última modificação 14/05/2025 08h47
Projeto de inovação social da Universidade, em parceria com o Museu Sankofa, será lançado no dia 16 de maio, durante a 23ª Semana Nacional de Museus

A UNIRIO, por meio do projeto de inovação social e sustentável  Destino inteligente tem memória e história: mobilizando o turismo de base comunitária na Rocinha,  lança, no dia 16 de maio, o Guia Turístico Sankofa – Memória e História da Rocinha.

A iniciativa integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus e é resultado de uma parceria entre o Projeto de Extensão Observatório do Turismo em Favelas da UNIRIO e o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha. O evento de lançamento inclui uma visita guiada pela comunidade, às 14h, seguida da apresentação do novo portal digital no Auditório do Centro Rinaldo De Lamare, às 17h.

Auditório do Centro Rinaldo De Lamare fica na Avenida Niemeyer, 776.

Saiba mais sobre o  Guia Turístico Sankofa – Memória e História da Rocinha

A ferramenta digital, que contou com o apoio da Faperj,  reúne mais de 20 pontos de interesse cultural e histórico da maior favela do Rio de Janeiro, promovendo o turismo de base comunitária.

O site do Museu Sankofa  será a plataforma que hospeda o guia, oferecendo mapas interativos, exposições virtuais, áudios, vídeos e um tour digital. O percurso físico também ganhará mais de dez placas com QR codes que conectam o visitante às informações históricas de cada ponto.

Para a coordenadora do projeto, professora Camila Moraes (UNIRIO), o guia representa uma inovação ao integrar memória local, tecnologia e sustentabilidade. “Os destinos inteligentes valorizam não apenas a experiência do turista, mas principalmente o protagonismo das comunidades e sua capacidade de contar suas próprias histórias”, afirma. 

Evento de lançamento do Guia Turístico Sankofa – Memória e História da Rocinha:

Dia: 16 de maio

Programação:  

14h - Visita guiada pela Comunidade da Rocinha;

17h - Apresentação do novo portal digital, no Auditório do Centro Rinaldo De Lamare,  na Avenida Niemeyer, 776. 

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio