UNIRIO concede título de doutora honoris causa a Violeta Hemzy de Gainza
Em sessão solene dos Conselhos Superiores, a UNIRIO concedeu nesta sexta-feira, 14 de novembro, o título de doutora honoris causa (in memoriam) a Violeta Hemsy de Gainza, musicista e pedagoga argentina, falecida em 2023.
Figura de grande relevância para a educação musical latinoamericana, a homenageada foi responsável por toda uma geração de educadores, incluindo professores do Instituto Villa-Lobos (IVL).
A cerimônia foi realizada no Auditório Vera Janacópulos, na Urca. O professor Cristián de Gainza recebeu o diploma em nome da mãe e disse ser uma honra representar sua família na homenagem. “Receber essa distinção no Rio de Janeiro, em uma cidade e um país tão queridos à ela, tem um sentido muito especial. O Brasil foi para Violeta, e para nós, quase um segundo lar.”
Cristián destacou a trajetória de Violeta, em especial sua dedicação à música e ao ensino. “Para ela, ensinar música não era formar executantes, mas pessoas críticas e criativas. Sustentava que educação musical deveria ser um direito humano e um espaço de liberdade”, observou.

Alina Mijangos, o reitor Da Costa e Cristián de Gainza, durante a outorga do título (Foto: Comso)
A saudação à homenageada foi proferida por Alina Mijangos, atual presidenta do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem) – fundado por Violeta em 1995. "Violeta nos legou uma prática epistêmica que nos convida à autorreflexão e, depois, ao diálogo com os pares para criar um pensamento pedagógico latinoamericano", salientou.
O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, ressaltou a importância da atuação de Violeta de Gainza para o entendimento da música como instrumento de transformação social e expressou, em nome da comunidade universitária, a honra em conceder a titulação.
O vídeo com a íntegra da sessão solene está disponível no canal da UNIRIO no YouTube.

Portal de Periódicos








