Seminário internacional reúne pesquisas sobre visualidades e narrativas na Educação
Entre os dias 23 e 25 de novembro, foi realizado o Seminário Internacional Visualidades e Narrativas na Educação, promovido pelo grupo de pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação (CACE UNIRIO).
O evento, que marcou os 10 anos de existência do CACE, apresentou pesquisas concluídas por pós-graduandos do grupo e contou com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. As mesas de discussão trataram de pesquisas com crianças e as visualidades; jovens e audiovisual; sobre Instagram e YouTube com jovens e professores; animação na escola; imagem como elemento de contravisualidades.
Todas as atividades, realizadas no formato on-line, estão disponíveis no canal audiovisual CACE UNIRIO.
Durante o seminário, que contou com financiamento da Faperj, foi lançado o livro Comunicação, audiovisual e educação: narrativas de pesquisa, que reúne pesquisas desenvolvidas no CACE. O e-book está disponível gratuitamente pelo repositório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no endereço https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32359. A obra deverá ser lançada em formato impresso no próximo ano.
Breve história do CACE
Criado em 2010, com o nome de Cinenarrativas, o grupo iniciou suas atividades com trabalhos relacionados a cinema na escola, sob coordenação da professora Adriana Hoffmann. Tinha sua pesquisa integrada com o projeto de extensão "Cine CCH" (2010-2016), com exibições e debates mensais de filmes no Auditório Paulo Freire, no prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da UNIRIO.
Em 2015, o grupo adotou o nome atual (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação) com a ampliação de suas pesquisas para além do cinema, abarcando também a internet, outras mídias e linguagens. A partir de 2017, o foco das pesquisas voltou-se para as relações entre comunicação, arte e educação.