Guia Telefônico | Perguntas Frequentes | Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional | Emendas Parlamentares e TEDs

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Seminário internacional ‘O Reino do Kongo’ recebe trabalhos

Seminário internacional ‘O Reino do Kongo’ recebe trabalhos

por Comunicação publicado 16/04/2026 02h03, última modificação 20/04/2026 11h12
Evento acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto; proposta é fomentar debate sobre laços históricos e heranças culturais tecidos na travessia atlântica entre África e Brasil

Está aberto o prazo de submissão de trabalhos para o seminário internacional O Reino do Kongo: os Bakongos e as heranças bantu-kongo no Brasil. O evento acontecerá entre os dias 13 e 14 de agosto, no auditório da Agência Nacional do Cinema (Avenida Graça Aranha, 35, Centro), e também de forma híbrida, com transmissão e participação on-line.

O seminário é uma iniciativa do projeto de pesquisa “Diáspora Africana no Brasil - Do Kongo ao Valongo”, coordenado pelo professor Jair Miranda, do Departamento de Arquivologia. A proposta é fomentar o debate atualizado sobre laços históricos e heranças culturais e ancestrais tecidos na longa travessia atlântica entre África e Brasil, a exemplo do candomblé angola, da congada, do jongo, da capoeira e das várias vertentes do samba. 

O evento visa, especialmente, discutir sobre a travessia com o maior contingente de escravizados, cuja origem foi a antiga região do Reino do Kongo e o destino foi o Cais do Valongo, na cidade do Rio de Janeiro. O público-alvo são estudantes, professores e pesquisadores de história, antropologia, direitos humanos, memória social, patrimônio cultural, cultura afro-brasileira e áreas afins.

O prazo para submissão se encerra no dia 31 de maio. Os trabalhos serão divididos em dois eixos temáticos: “A história do Reino do Kongo e sua diáspora” e “Os Bakongos e as heranças bantu-kongo no Brasil”. Serão aceitos artigos em português, inglês, francês e kikongo. Confira as regras para submissão.

Outras informações estão disponíveis na página do evento.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio