Seminário debate arte e movimento na formação docente
Partilhar a pesquisa, habitar uma exposição, lançar um livro, conversar em roda e, sobretudo, seguir abrindo frestas. Essa é a proposta do seminário “Frestas – Ethos do Cuidado… Encantar corpos, educações e formações”, que acontece nas quartas-feiras, dias 13 e 20 de maio, e na quinta, dia 28, com atividades on-line e presenciais, no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).
O evento é fruto da pesquisa “O ethos do cuidado na formação docente: potencializando o corpo, o movimento e a arte como dispositivos do sensível”, coordenada pela professora Adriane Ogêda, da Escola de Educação. O estudo foi desenvolvido em diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
“Ao longo do caminho, fomos escutando professoras e professores, experimentando encontros, criando frestas”, conta a professora. “Entre gestos, histórias e experiências, fomos compondo modos de estar juntos que apostam na arte, no movimento e na sensibilidade como caminhos para (re)encantar o fazer docente.” Haverá rodas de conversa, exposição e lançamento de livro.
A participação dispensa inscrições. Será emitido certificado para participantes, mediante assinatura da lista de presença, a ser disponibilizada nos dias e horários do evento. O CCH se localiza na Avenida Pasteur, 458, Urca.
Confira na imagem abaixo a programação completa. Outras informações estão disponíveis na página do evento no Instagram.


Portal de Periódicos








