Guia Telefônico | Perguntas Frequentes | Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional | Emendas Parlamentares e TEDs

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Semana de Integração do curso de Cenografia e Indumentária acontece entre os dias 2 e 9 de março

Semana de Integração do curso de Cenografia e Indumentária acontece entre os dias 2 e 9 de março

por Comunicação publicado 26/02/2026 09h19, última modificação 26/02/2026 09h22
A proposta é promover o encontro entre estudantes ingressantes, discentes em fase de conclusão e egressos

O Curso de Cenografia e Indumentária da Escola de Teatro da UNIRIO realizará, entre os dias 2 e 9 de março, a Semana de Integração do semestre letivo de 2026. A programação reúne apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e atividades voltadas à integração acadêmica.

A proposta da Semana de Integração é promover o encontro entre diferentes gerações do curso — estudantes ingressantes, discentes em fase de conclusão e egressos — fortalecendo o sentimento de pertencimento e estimulando a troca de experiências formativas e profissionais. A iniciativa reafirma a importância do diálogo entre trajetória acadêmica e prática no campo das artes cênicas.

Ao longo da semana, serão apresentados os TCCs, momento que marca o encerramento de um ciclo formativo e a consolidação de pesquisas e projetos desenvolvidos na graduação. As apresentações são abertas à comunidade acadêmica e constituem um espaço de reflexão crítica e compartilhamento de processos criativos nas áreas de cenografia, figurino e visualidade cênica.

A programação inclui ainda um encontro com ex-alunos do curso, que retornarão à Universidade para dialogar com os atuais estudantes sobre suas trajetórias profissionais, os desafios do campo das artes cênicas e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

As atividades antecedem o início regular das aulas e têm como objetivo fortalecer os vínculos institucionais, incentivar a participação estudantil e reafirmar o compromisso do curso com uma formação artística, crítica e conectada às dinâmicas contemporâneas da área.

Programação – Semana de Abertura 2026
(As atividades ocorrem entre 2 e 9 de março, em salas da Escola de Teatro e também de forma remota, conforme indicado na programação.)

  • 02/03 (14h) – Yasmin Araújo
    Upcycling: moda, sustentabilidade e visualidade cênica

  • 02/03 (17h) – Yan Calixto
    Do Bosque Encantado ao Anime: Shakespeare e a cultura visual japonesa no figurino cênico

  • 03/03 (10h) – Kaique Amorim
    Teias Mundanas: uma noite suburbana

  • 03/03 (14h) – Betina de Bem
    Propostas de figurinos para três contos de Murilo Rubião

  • 03/03 (17h) – Rosse Dantas
    Figurinos e cenários para a ópera Amahl e os Visitantes Noturnos

  • 04/03 (15h) – Aula aberta (Elisa Romero, Manoel Pucci e Victor Aragão)
    Roda de conversa: Mediação Rian Oak

  • 05/03 (10h) – Marcella Amorelli
    Luz no tempo: influências da iluminação no olhar do espectador

  • 05/03 (17h) – Rayane Flaviano
    A forma escreve a cena: um estudo sobre a cenografia viva

  • 06/03 (13h) – Maria Clara Sardinha
    Proposta de projeto cenográfico para ativação de marca: Para a marca Império dentro do Rock in Rio

  • 06/03 (15h) – Bruna Lima e Rodolpho Andrade
    Exposição Tapete Vermelho – Croquetes, Croquis e Maquetes

  • 06/03 (17h) – Milton Alexandre
    Cenografia para Senhora dos Afogados (Memorial Descritivo)

  • 09/03 (10h) – Beatriz Abieri
    O traje ritual na dança das águas de Dandalunda


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio