Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Restaurante Universitário é pauta de audiência pública na UNIRIO

Restaurante Universitário é pauta de audiência pública na UNIRIO

por Comunicação publicado 11/07/2023 09h55, última modificação 12/07/2023 16h47
Iniciativa, na última quinta-feira (6), reuniu estudantes, professores e gestores da Universidade

Estudantes da UNIRIO e representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), entre eles, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Gustavo Naves Franco, estiveram reunidos em audiência pública sobre os serviços do Restaurante Universitário, realizada no dia 6 de julho, no Auditório Tércio Pacitti (CCET/ Ibio), atendendo a uma solicitação do Diretório Central do Estudantes (DCE).

Entre os principais questionamentos dos alunos, estão o valor da refeição, o cardápio vegano e a falta de subsídios para refeições de filhos acompanhando mães que estudam na UNIRIO e para acompanhantes de pessoas com deficiência, além de questões logísticas – como o horário de funcionamento do Restaurante e a falta ou o atraso das guarnições.

O pró-reitor Gustavo Naves pontuou cada item reivindicado e ressaltou que a Prae pretende estabelecer um diálogo constante com os discentes. Segundo ele, um dos objetivos da nova gestão é implementar novas políticas de acolhimento.

“Temos o desafio de estabelecer novas diretrizes e implementar novas práticas na pró-reitoria. Vamos utilizar um canal regular constante, que é Câmara de Assuntos Estudantis, para discutir os assuntos pertinentes à Prae, entre eles, o Restaurante Universitário. Temos um desejo, não só da Prae, mas da gestão como um todo, de melhorar a questão das políticas de permanência, para inclusive nos tornarmos uma referência nesse aspecto. Entendemos que a UNIRIO tem uma vocação para isso”, observou.

Gustavo Naves alertou, no entanto, que as políticas de acolhimento, como moradia, transporte e alimentação, precisam de mais verbas. “Temos o desafio de conquistar mais recursos para a Prae dentro do conjunto de orçamento da Universidade. Hoje contamos com o PNAES [Plano Nacional de Assistência Estudantil], porém a gente precisa conquistar mais recursos para atender essas demandas. Vamos trabalhar para isso”, enfatizou.

Presente à audiência, a diretora da Escola de Nutrição da UNIRIO, Alessandra Pereira, falou sobre o cardápio, apontando questões como a necessidade de redução de alimentos ultraprocessados e maior inclusão de alimentos in natura, além da utilização de produtos da agricultura familiar. Ela sugeriu que tais pontos sejam incluídos no próximo termo de referência para a contratação de serviços do Restaurante.

A professora também sugeriu a participação de alunos da UNIRIO, entre eles, da Nutrição, no serviço do Restaurante Universitário, retomando a proposta inicial de o espaço ser utilizado como o Restaurante-Escola.

(Cristiane Flores, bolsista Pradig, sob supervisão da equipe Comso)


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio