"Religião, sujeitos e gênero", livro coorganizado por docente da UNIRIO, será lançado no dia 17 de novembro
O livro Religião, sujeitos e gênero: histórias da educação em tempos de pandemia, publicação do Grupo de Estudos História da Educação e Religião da UERJ, reúne textos de diversos autores que abordam contextos antigos e contemporâneos.
Editado pela Maud e organizado pelo professor Marco Aurélio Corrêa Martins, do Departamento de Fundamentos da Educação da UNIRIO, e pela professora Paula Leonardi, da Faculdade de Educação da UERJ, o livro será lançado no dia 17 de novembro (quinta), das 18h às 20h, na livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37, Centro).
Dividida em três partes - Especialização do religioso: ocupação e intervenção na educação e na cidade, Trajetórias e narrativas biográficas: a construção coletiva dos sujeitos históricos e Questões de gênero e religião: demarcando espaços e corpos -, a edição conta, entre outros, com os capítulos Igreja católica e a instrução pública primária na província do Rio de Janeiro: "os tempos de Saquarema", de Marco Aurélio Corrêa Martins, e A educação doméstica das professoras/preceptoras do asilo escola Nossa Senhora do Amparo em Petrópolis no fim do séc. XIX, de Silvana Araújo Rufino, estudante de pedagogia da UNIRIO.
"O livro é um dos produtos do meu estágio de pós-doutorado, realizado entre 2020 e 2021, na UERJ, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, sob supervisão de Paula Leonardi", comenta Marco Aurélio.