Reitoria e direção da Escola de História se manifestam sobre mensagens de ameaças a estudante
Sobre o caso da estudante do curso de História que divulgou mensagens de ameaças recebidas via redes sociais, a Reitoria da UNIRIO manifesta seu repúdio a qualquer forma de violência e reforça que a Universidade é um espaço plural e democrático, onde o debate de ideias deve acontecer sempre de forma respeitosa.
Ontem, 9 de outubro, a direção da Escola de História emitiu a seguinte nota:
"À Comunidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Em relação às mensagens de ameaças que têm sido dirigidas a estudantes do curso de História, a Direção da Escola de História comunica que:
1 – Os estudantes envolvidos, que se dirigiram à Escola de História, já foram convidados pelo Diretor desta para reuniões durante o dia de amanhã, a fim de que se esclareçam os fatos.
2 – Que as disputas estão limitadas a estudantes, no âmbito das redes sociais, estando a Direção mobilizada para mediar os conflitos existentes, bem como a Universidade para garantir a segurança de todos os frequentadores da instituição.
3 – Que o professorado desta escola, bem como de toda Universidade, prima pelo respeito a diversidade de visões acerca dos mais diversos temas de nossa sociedade, buscando orientar estudantes neste procedimento.
4 – Esta Direção recomenda ao estudantado que mantenha a serenidade neste momento e informa que amanhã após o esclarecimento dos fatos divulgará nova nota informativa.
Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2022.
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Diretor da Escola de História da UNIRIO"
A Direção da Escola de História informa que aguarda a conclusão das conversas com os estudantes para divulgar nova nota.