Reitor destaca o papel da UNIRIO na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude
Começou ontem (14) e continua até o dia 17 de dezembro a 4ª Conferência Nacional de Juventude, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O presidente Lula e o reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, estiveram entre as autoridades que subiram ao palco na cerimônia de abertura, assim como os ministros Margareth Menezes (Cultura), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), e o secretário nacional de Juventude, Ronald Santos “Sorriso”.
“Como reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a UNIRIO, eu tenho imenso orgulho de nossa Universidade participar da organização e da viabilização da Conferência Nacional de Juventude, que é retomada agora depois de tantos anos em que esteve interrompida por governos autoritários, antidemocráticos, contrários à mobilização das pessoas pelas causas coletivas. É um orgulho para a UNIRIO estar junto de vocês, jovens que vieram de todo o país para participar deste evento de abertura das atividades da Conferência. Agradeço a todos, em especial à Secretaria Nacional de Juventude, por confiar na nossa Instituição e na nossa parceria”, destacou Da Costa, em sua fala.
O evento, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), discute políticas públicas para a população jovem com idade entre 15 e 29 anos. Como mencionou o reitor da UNIRIO, desde 2015 a Conferência Nacional de Juventude não era realizada, sendo este, portanto, um momento de reabertura desse espaço de diálogo entre governo federal e sociedade civil.
Pela UNIRIO, também estiveram presentes no auditório, no evento de abertura, a vice-reitora Bruna Nascimento, o chefe de gabinete Vinícius Israel e os professores Eliane Ribeiro e Diógenes Pinheiro, da Escola de Educação, bem como outros pesquisadores associados ao seu grupo de pesquisa “Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação”. Esse grupo liderou a construção do documento-base com os subsídios para a realização dos debates referentes às conferências municipais, estaduais, temáticas e estaduais de juventude, etapas desta 4ª Conferência Nacional de Juventude. Vinícius segue trabalhando nos próximos dias com o grupo de pesquisa liderado por Eliane e Diógenes.
Nesta viagem a Brasília, Da Costa e Bruna participaram também da reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).