'Raízes e Rumos' integra rede latinoamericana de editores de revistas de extensão
A Raízes e Rumos, publicação oficial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UNIRIO, agora faz parte da Rede de Editores de Revistas de Extensão Universitária da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). A rede é composta por editores de 29 revistas procedentes de Argentina, Brasil, Costa Rica, Honduras, Uruguai, Angola e Espanha.
A proposta de construção da rede se inscreve na necessidade de contar com um espaço institucional regional para que as equipes editoriais das revistas periódicas de extensão universitária da América Latina e do Caribe possam abordar as questões específicas vinculadas a esse segmento editorial. Os principais objetivos da rede são visibilizar e valorizar a diversidade de publicações de extensão nas universidades; fomentar ações de capacitação aos editores para fortalecer capacidades técnicas e de gestão; construir estratégias de cooperação entre as revistas; promover encontros entre as equipes editoriais; e incentivar discussões sobre tensões que atravessam as revistas digitais.
Para Julio Macedo, diretor de Extensão e editor da revista, “a participação na rede é uma oportunidade muito rica de intercambiar práticas de produção de um periódico de extensão com instituições de outros países, com outras realidades”. Já Fernanda Sabino, produtora cultural e editora da revista, destaca que “um periódico de extensão tem as suas especificidades, como o diálogo com as comunidades e com os saberes populares. Isso deve ser valorizado na publicação e a rede pode ser um espaço para discutirmos questões como essa”.
No ano passado, a Raízes e Rumos publicou dois volumes sobre Extensão Universitária e Covid-19. Em breve, o periódico deve lançar a chamada para os números de 2021.